Em oito dias – de 21 a 28 de agosto -, cinco candidatos a cargos eletivos em Mato Grosso gastaram mais de R$ 11 mil com impulsionamentos de conteúdo eleitoral nas redes sociais. Os dados foram disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o TSE, em todo o Brasil, “o gasto total com campanhas com impulsionamento de conteúdo eleitoral na internet declarado à Justiça Eleitoral por candidatos e partidos alcançou, entre os dias 16 e 30 de agosto, o montante de R$ 2.039.108,19.
Em Mato Grosso, os únicos candidatos que declararam à Justiça Eleitoral o gasto com impulsionamentos, até o momento, foram: o candidato a deputado federal Adauton Cesar de Almeida (PROS), e os candidatos ao cargo de deputado estadual: Elza Maria Moura da Silva (PP), Fábio Gavasso (PSB), Icaro Francio Severo (PSDB) e Luis Amilton Gimenez (PV).
Os dados do TSE apontam ainda que a candidata Elza Maria foi a quem mais investiu em impulsionamento em Mato Grosso, no valor de R$ 4.882,50, seguida do candidato Luis Gimenez – R$ 3.700,00, Fábio Gavasso – R$ 1.500,00, Adauton Almeida – R$ 1.000,00 e Icaro Severo – R$ 200,00.
Vale lembrar, que esta “é a primeira eleição em que é permitido efetuar o impulsionamento de conteúdo na internet para fins eleitorais, desde que identificado de forma inequívoca e contratado exclusivamente por partidos políticos, coligações, candidatos e seus representantes, conforme determina a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e a Resolução TSE nº 23.551/2017, que dispõe sobre propaganda eleitoral”.
No entanto, segundo o TSE, “a norma veda a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet.