19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2018 Domingo, 02 de Setembro de 2018, 18:47 - A | A

Domingo, 02 de Setembro de 2018, 18h:47 - A | A

Eleições 2018

Advogada, enfermeiro, vendedor, empresário e veterinário concorrem a vice em Mato Grosso

Edina Araújo & Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução

Candidatos a vice

Sirlei Theis, Vanderley da Guia, Sadi Oliveira dos Santos, Otaviano Pivetta e Rui Prado 

Os eleitores devem ficar atentos para conhecer os candidatos a vice-governador. O vice é a pessoa mais próxima do poder, seja no município, no Estado ou no País. As atribuições de um vice-prefeito, ou vice-governador ou vice-presidente pelo menos, oficialmente, não são muitas. Pode-se dizer que a principal função de um vice é justamente ser o substituto imediato do titular do cargo. Em caso de renúncia, morte, cassação ou impeachment do titular, é o vice que herda seu cargo. Ele também assume o cargo quando o titular se ausenta do município, do Estado ou do País, dependendo do caso.

Diante da importância do vice em uma chapa, a reportagem do oticias traz algumas informações sobre os vices dos respectivos candidatos ao Governo de Mato Grosso nestas eleições.

Concorrem ao cargo de vice, a advogada Sirlei Theis, o veterinário Rui Prado, empresário e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, o vendedor Sadi Oliveira dos Santos, da Ong e o enfermeiro Vanderley da Guia.

Coligação “A Força da União” - A candidata a vice Sirlei Theis (PV) pela coligação “A Força da União”, do candidato ao Governo do Estado, Wellington Fagundes (PR), é advogada e servidora da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Sirlei atuou como secretária adjunta de Administração Sistêmica da Sesp de 2011 a 2015. Ela foi assessora de gabinete e da coordenadoria de aquisições e contratos da Sesp.

Sirlei Theis foi escrivã e diretora administrativa do Fórum da Comarca de Nova Ubiratã-MT. Ela atuou como advogada contratada e estagiária da FEMA– Fundação Estadual do Meio Ambiente.

PSOL -O enfermeiro Vanderley da Guia, é candidato a vice de Moisés Franz, do PSOL. A chapa do PSOL concorre isolada nas eleições 2018. Vanderlei foi candidato a deputado Federal em 2014 - e obteve 1.425 votos. Nas eleições municipais 2016, ele foi candidato a vereador em Cuiabá, mas não foi eleito.

Rede - O vendedor Sadi Oliveira dos Santos é o candidato a vice da coligação “Redefinindo Mato Grosso” formada pelos partidos Rede e PPL, que tem o candidato ao governo do Estado, o servidor público Arthur Nogueira (REDE). Sadi da Ong como é conhecido, se apresentou à Justiça Eleitoral como vendedor pracista, representante e caixeiro-viajante.

Coligação “Pra mudar Mato Grosso" - Otaviano Olavo Pivetta, mais conhecido como Pivetta, é empresário, agropecuarista. Foi prefeito de Lucas do Rio Verde, ex-deputado estadual. Otaviano Pivetta é o candidato da coligação “Pra mudar Mato Grosso”, que busca eleger o candidato Mauro Mendes (DEM) ao Governo do Estado.

Pivetta foi prefeito de Lucas do Rio Verde em 1997, sendo reeleito em 2000 e eleito novamente em 2013. A trajetória política como prefeito de Lucas do Rio Verde foi interrompida em 2016, quando o pedetista tentou à reeleição mas não se reelegeu.

Coligação “Segue em frente Mato Grosso” - O veterinário e produtor rural Rui Prado (PSDB) é candidato à vice do candidato à reeleição Pedro Taques (PSDB). Os tucanos disputam as eleições 2018 pela coligação “Segue em frente Mato Grosso”. O tucano disputou o Senado nas eleições 2014 pelo PSD, teve mais de 140 mil votos, mas não foi eleito. Filiou-se ao PSDB em 2015. Ele já foi presidente da Famato por dois mandatos, presidiu o Sindicato Rural de Campos Novo do Parecis, chegou a ser presidente da Aprosoja Nacional e, em Mato Grosso, também presidiu o sistema Famato/Senar.

Vices em MT -Os vices que assumiram o Governo de Mato Grosso na história mais recente; Rogério Sales, em 98 foi eleito na chapa de Dante de Oliveira para ser o vice-governador. O falecido Dante deixou o Governo para disputar uma vaga no Senado.

O ex-governador Silval Barbosa, à época do PMDB, era vice-governador do então governador Blairo Maggi, que também deixou o Governo para disputar uma das vagas ao Senado. Depois Silval se reelegeu, assumindo o Governo e os mato-grossenses conhece o emaranhado de corrupção que envolveu o Estado, em sua gestão.

Brasil - Já na história do Brasil, em 57 anos, o País foi comandado por quatro vices. João Goulart, José Sarney, Itamar Franco e o atual presidente Michel Temer - que assumiu a Presidência em 2016, após o impeachment da presidente eleita, Dilma Roussef.
Infelizmente, os candidatos a vice nem sempre são lembrados pelos eleitores na escolha e na hora do voto.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760