Por conta da falta de condição de trabalho e da falta de clínicas odontológicas em Várzea Grande, os odontólogos do município protocolaram uma denúncia contra o prefeito Walace Guimarães (PMDB) no Tribunal de Contas do Estado, por descaso e abandono da prestação do serviço odontológico.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (Sinodonto-MT), Juliane Maciel, atualmente não existe nenhuma condição de trabalho e muito menos clínicas públicas adequadas no município para que os profissionais possam atender os pacientes.
“A rede odontológica municipal não funciona em Várzea Grande. Hoje não existe o setor no município porque ele se encontra abandonado pelo Poder Público”, disse a presidente do Sindicato.
Conforme ela, em maio de 2013 o Conselho Regional de Odontologia realizou vistorias nas 12 clínicas públicas de odontologia da cidade, e constatou que apenas duas funcionam e 10 estão “fechadas” por conta de falta de equipamentos e péssimas condições estruturais.
O resultado da vistoria, de acordo com Juliane, foi repassado a Walace, para que ele tomasse as devidas providências. Porém, passado mais de 16 meses, o peemedebista ainda não promoveu nenhuma mudança e as clínicas continuam sem funcionar no município.
“Parece que ele se esqueceu e até agora não providenciou nenhuma mudança e tudo continua do jeito que estava antes, ou seja, parado. Quem sofre com tudo isso é a população que é obrigada a deslocar até Cuiabá para tentar conseguir um atendimento na parte odontológica” declarou Maciel.
Ainda de acordo com ela, as duas clínicas que hoje funcionam em Várzea Grande, operam em condições precárias, não garantindo assim um atendimento de qualidade a população. Além disso, os profissionais reclamam da falta de condições adequadas de trabalho e de equipamentos.
“Tentamos várias vezes, por meio de ofícios, buscar respostas do prefeito para que ele apresentasse as soluções, mas ele nunca nos respondeu. Agora protocolamos essa denúncia no TCE para ver se o prefeito nos atende e promova as melhorias no setor que hoje está em um verdadeiro caos”, encerrou a presidente do Sindicato.
A denúncia protocolada contra Walace no TCE tem como relator o conselheiro substituo Luiz Carlos Pereira. A denúncia não tem previsão para ser analisada pelo Pleno do Tribunal de Contas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).