por Lucione Nazareth/VG Notícias
Tramita na Câmara de Vereadores de Cuiabá um projeto de lei que visa alterar a Lei 5.541/2012, que torna obrigatório o uso do cartão eletrônico para o pagamento da tarifa nos ônibus convencionais e alimentadores do transporte coletivo urbano. O projeto de lei é de autoria do vereador Dilemário Alencar (PTB) e pode ser votado na próxima semana.
Segundo o vereador Onofre Ribeiro (PSB) o projeto tem como objetivo retirar a obrigação de pagar a tarifa do ônibus apenas com o cartão eletrônico, podendo assim ser aceito o pagamento em dinheiro. “É inadmissível não poder pagar a tarifa de ônibus com a moeda corrente líquida, com esse projeto queremos mudar este ponto da lei”, declarou o vereador.
Ainda segundo Onofre, com a mudança na lei será possível proporcionar a volta dos cobradores ao transporte coletivo, acabando assim com a “dupla função” do motorista.
No entanto, vale destacar que caso a alteração seja acatada pelos parlamentares cuiabanos, será um retrocesso no quesito segurança nos ônibus, isto porque, após a implantação do uso obrigatório do cartão eletrônico nos coletivos não se escuta mais falar em assaltos a ônibus. Antes da obrigatoriedade, devido à circulação de “dinheiro” nos ônibus os assaltos eram constantes.
Lei Municipal 5.541/2012 – A lei foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito da época, Chico Galindo (PTB), em 27 de abril do ano passado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).