Dados divulgados pela Corregedoria Eleitoral de Mato Grosso, vinculado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), apontam que o município de Várzea Grande registrou o maior número de ocorrências de crimes eleitorais durante as eleições municipais de 2020.
Conforme dados, do Sistema de Registro de Ocorrências Penais e Inelegibilidades (SIROPI), ao todo foram registradas 295 ocorrências criminais no período eleitoral (entre os dias 31 de agosto a 29 de novembro), em 65 municípios. Várzea Grande é o município que lidera neste quesito sendo registradas nos dois turnos da eleição 49 ocorrências.
Em segundo lugar ficou o município de Nossa Senhora do Livramento com 26 ocorrências registradas, seguido de Sinop com 17 ocorrências, e Cuiabá e Comodoro, ambas com 15 registros criminais.
O levantamento ainda traçou o mapa das ocorrências registrados no 1º turno do pleito eleitoral, ou seja, apenas no dia 15 de novembro. Várzea Grande também lidera o ranking com 39 registros criminais, seguido por Aripuanã com 10 ocorrências, Comodoro com 9, seguido por Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste com 8 registros.
“Os dados correspondem a procedimentos penais autuados durante o período eleitoral, abrangendo todas as classes criminais de 1º grau”, diz trecho do relatório.
Ainda segundo o levantamento, dos crimes mais praticados no pleito de 2020 consta o de “boca de urna” com 141 registros, 44 de corrupção eleitoral, 33 de difamações eleitoral, e 20 de desobediência e calúnia eleitoral (cada um deles).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).