O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu situação de emergência em dois municípios de Mato Grosso, e outros Estados.
De acordo com a Portaria 101/2016, publicado no Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta sexta-feira (29.04), foi reconhecido situação de emergência dos munícipios de Mirassol D'Oeste (a 329 km de Cuiabá) e Jauru (a 463 km de Cuiabá).
Na publicação cita que em Mirassol os moradores estão sofrendo com alagamentos decorrentes a fortes chuvas que caiu na região, a qual resultou no rompimento de pontes, barragens, estradas e tubulações de água. Os estragos chegaram a deixar a cidade sem abastecimento de água por mais de cinco dias.
Já no município de Jauru foi declarada situação de emergência devido aos problemas enfrentados por moradores com as enxurradas decorrentes as chuvas constantes que caiu na região.
Além desses municípios, foram declarado situação de emergência na cidade São Francisco de Assis (Rio Grande do Sul) que sofreu com vendaval que arrasou a cidade; Cajamar (região metropolitano de São Paulo) por causa de alagamentos; e no município de Tupã (interior de São Paulo) que enfrentam problemas estruturais devido as constantes chuvas que caiu na região.
Conforme o Ministério da Integração Nacional, estado de calamidade pública é uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, em razão da magnitude dos danos, requer auxílio direto e imediato do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação. Situação de emergência é situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).