O piloto de uma aeronave agrícola que caiu em meio à mata fechada no município de Nova Canaã do Norte, a 680 km de Cuiabá, na quarta-feira (08.01), foi resgatado com vida nesta quinta-feira (09).
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT) já havia localizado o piloto, mas, devido à aeronave ter caído em uma área montanhosa e de mata fechada, foi difícil realizar o resgate por via terrestre. Por essa razão, foi solicitado o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para a realização de um resgate aéreo.
A vítima apresentava fraturas no tórax e cortes no rosto, mas estava consciente. Ele relatou que estava pulverizando uma lavoura próxima ao local onde trabalhava. Durante a manobra de retorno, o avião perdeu potência e caiu na mata.
O piloto foi encaminhado à cidade de Colíder, onde uma ambulância dos bombeiros aguardava para levá-lo ao Hospital Regional do município.
O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, considerou o resgate de alta complexidade. “Ao sobrevoar a área, os tripulantes identificaram que não seria possível pousar, por se tratar de uma região de mata fechada e com solo irregular. Diante disso, os bombeiros e tripulantes abriram uma clareira para que o helicóptero pudesse pairar próximo ao solo e realizar o resgate da vítima”, explicou.
Leia também - Tenente-coronel foca na promoção e deixa chefia de gabinete da prefeita de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).