A revolta toma conta dos moradores dos bairros Parque das Estações, antigo Eliane Gomes, no Distrito Industrial, e Planalto Beira Rio, em Várzea Grande, devido à falta de coleta de lixo que dura mais de 15 dias.
Cida Leão, moradora há 30 anos do bairro Parque das Estações, expressou sua indignação em entrevista ao na manhã desta quinta-feira (09.01). Segundo ela, o descaso do poder público com a região é antigo, mas a situação atual é insustentável.
"Sempre fomos esquecidos pelas autoridades, mas agora está pior do que nunca. O lixo está se acumulando, e para piorar, os cachorros que ficam soltos aparecem à noite e rasgam as sacolas, deixando rastros de sujeira pelas ruas. Ninguém toma providências", desabafou.
Leia matéria relacionada - Após chuvas, buracos tomam conta de ruas em VG, denunciam moradores
Cida disse que acúmulo de resíduos não apenas deixa o ambiente sujo e desagradável, como também traz sérios riscos à saúde de todos os moradores. “Por conta do calor, a comida jogada fica azeda e o cheiro se torna insuportável. As moscas e larvas toma conta das sacolas. Não podemos ficar assim, essa nova gestão precisa resolver isso”, declarou.
A demanda da falta de coleta de lixo se estende em outros bairros da cidade, como é caso do bairro Planalto Beira Rio. Um morador que preferiu não se identificar disse que enquanto as cestas de lixos estão transbordando, os vereadores da cidade estão brigando por cargos. “Enquanto os vereadores brigam por poder, a população sofre por falta de coleta de lixo. Animais reviram os lixos e os moradores estão sendo obrigados a conviver na sujeira”, disse o morador.
Segundo ele, um dos motivos da coleta de lixo não passar no bairro está relacionada a precariedade das ruas Beija-Flôres e das Andorinhas, pois não são pavimentadas e nesta época de chuva ficam só buraco. O morador disse que já ocorreu de caminhões de lixo atolarem no bairro e por isso se torna mais um problema para coleta de lixo.
“Fomos abandonados pelos vereadores e pelos prefeitos da cidade. Nosso bairro está uma podridão, lixo acumulado, matagal, rua sem asfalto cheia de buracos, bichos peçonhentos apavorando os moradores. O poder público precisa rever a maneira como a população vem sendo tratada e fazer alguma coisa”, ponderou o morador.
Outro lado
A reportagem do entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Várzea Grande, mas após o prazo estipulado nenhuma resposta foi enviada. O espaço segue aberto para manifestação.
Atualizada às 13h31 - Por meio de nota, a Secretaria de Sserviços Públicos informou, que desde meados de novembro a coleta vem sendo prejudicada, ou seja, desde a gestao passada.
Confira nota
Muito lixo deixou de ser coletado nas semanas entre o Natal e Ano Novo, repassando o problema pra gestao atual que assumiu no dia 1. Nos nove primeiros dias de janeiro a coleta foi reforçada pela Locar, tanto com aumento das equipes, quanto sobre a jornada dos trabalhadores.
Nessa forca-tarefa, a maior parte dos bairros voltou a ter a coleta regularizada. Podem existir ainda casos pontuais de acumulo, mas que deverão estar sanados nos próximos dias.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).