Pacientes atendidos nesta quinta-feira (09.01) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipase, em Várzea Grande, relataram ao que a unidade enfrenta a falta de insumos essenciais, como soro, escalpes e agulhas.
Um internauta, que preferiu não se identificar, informou que precisou levar o pai à unidade de saúde pela manhã. Em conversa com a médica responsável, foi informado de que a ausência desses insumos tem dificultado o atendimento aos pacientes.
“A médica explicou que não estão conseguindo atender adequadamente os pacientes que necessitam de soro. Faltam medicamentos também, mas esses insumos são fundamentais e não deveriam faltar em uma unidade de saúde”, relatou o internauta.
Ainda nesta quinta-feira, outros usuários manifestaram indignação com o descaso da nova gestão municipal, que, até o momento, não conseguiu solucionar o problema com os laboratórios. Essa situação tem forçado pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a recorrerem a laboratórios particulares para a realização de exames.
“Estamos enfrentando surtos de virose e dengue no município, e muitas pessoas precisam realizar exames de sangue. Contudo, as unidades de saúde não oferecem o serviço, e muitos não têm condições financeiras de buscar laboratórios particulares. É um serviço essencial para a população, e a situação já deveria ter sido resolvida”, desabafou uma moradora.
Outro lado
A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde. Em nota, a secretária Deisi Bocalon informou que a falta de materiais e insumos, mesmo os mais básicos, é reflexo da ausência de pagamentos aos fornecedores durante a gestão passada.
“Todos os fornecedores estão com atraso no pagamento e não queriam entregar material. Por isso, tivemos que buscar alternativas para evitar a interrupção do serviço”, explicou.
Contudo, a secretária afirmou que, após tratativas, os materiais serão entregues nesta sexta-feira (10) pelo Cadim. “O Cadim precisa de um tempo para separar e encaminhar os itens”, concluiu.
Leia também - Sem coleta de lixo, moradores de Várzea Grande enfrentam caos e sujeira
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).