26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 22 de Março de 2019, 14:44 - A | A

Sexta-feira, 22 de Março de 2019, 14h:44 - A | A

Decisão

TJ/MT nega pedido de Sindicato e mantém redução de tarifa de ônibus em Cuiabá

Rojane Marta/VG Notícias

Reprodução

 

O juiz convocado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Edson Dias Reis, indeferiu pedido liminar do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Mato Grosso e manteve decisão do conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Luiz Carlos Pereira, que em 28 de fevereiro mandou suspender o reajuste da tarifa do transporte coletivo de Cuiabá concedido no mês de janeiro - que passou o valor da passagem de R$ 3,85 para R$ 4,10.

Na decisão questionada, o TCE determinou à Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá – ARSEC, que suspenda a aplicação da revisão da tarifa de ônibus, a partir da atual fórmula, e, no prazo de quinze dias, instaure novo procedimento de revisão contratual, a fim de elaborar cálculo que efetivamente contemple a variação do ISSQN.

O Sindicato alegou no recurso que, nos termos da Súmula Vinculante nº 3, nos processos perante o Tribunal de Contas asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado. Argumentou que, o deferimento da medida cautelar sem a prévia oitiva do impetrante, terceiro interessado, implica em violação aos princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.

Ainda, asseverou que os reajustes tarifários serão procedidos com base em formula paramétrica elaborada pela Agência Reguladora, que utiliza índices capazes de refletir a variação dos preços dos insumos ocorrida no período e que se encontram presentes os requisitos da relevância da fundamentação e ineficácia da medida acaso deferida ao final.

Porém, em decisão proferida nessa quinta (21.03), o juiz convocado destacou que o pedido de liminar não comporta acolhimento, pois, inexistem elementos que, em princípio, autorizam reconhecer a plausibilidade do direito invocado.

“Assim, em que pesem as razões trazidas pelo Impetrante, nesta fase de cognição sumária, verifica-se que foram respeitados os princípios do contraditório e ampla defesa entre o órgão fiscalizador e a entidade fiscalizada, não havendo falar na imprescindibilidade de observância à estas garantias constitucionais em relação aos terceiros interessados. Registre-se, ainda, conforme consta do ato ora combatido, que após a apreciação da medida cautelar pelo Plenário do Tribunal de Contas, será aberta novamente a oportunidade para que a Agência Reguladora se manifeste nos autos. Assim, em princípio, conclui-se pela ausência da plausibilidade do direito substancial invocado que autorize reconhecer, de plano, ofensa à direito líquido e certo. Ante o exposto, indefiro o pedido de liminar postulado no writ” diz decisão.

Leia mais: Sindicato pede para TJ derrubar decisão do TCE que reduziu tarifa de ônibus em Cuiabá

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760