18 de Outubro de 2024
18 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023, 14:30 - A | A

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023, 14h:30 - A | A

Obras da Ferrovia

Terminal ferroviário deve ser instalado no Trevo de Santo Antônio

A Comissão definiu estratégia para acompanhar as obras da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo

Adriana Assunção/VGN

O presidente do Pró-Ferrovia e secretário de Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, destacou em entrevista ao nesta sexta-feira (10.11) quatro pontos de estratégia para acompanhar as obras da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, no trecho entre Juscimeira até Cuiabá.

Segundo Francisco Vuolo a instalação do terminal ferroviário será no Trevo de Santo Antônio. A estratégia foi definida em reunião da Comissão Especial de deputados e Fórum Pró-Ferrovia realizada na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

“Uma das pautas é a localização do Terminal, a Rumo Logística que tem a concessão - ela já apontou o local - que fica no Trevo de Santo Antônio, na saída para Santo Antônio, em razão planejamento urbano da cidade, tem o Plano Diretor para ser votado. O local tem que estar consolidado”, afirmou Vuolo, sobre a reunião realizada nessa quinta-feira (09).

A reunião contou com participação do deputado Carlos Avallone (PSDB), representantes do deputado Júlio Campos (União), do deputado Wilson Santos (PSD) e do presidente da Comissão de Infraestrutura da OAB-MT, Ronilson Rondon Barbosa. 

Reprodução

Rumo; ferrovia

Obras da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo 

“Outro ponto discutido é a questão do cumprimento do contrato, assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, que prevê a chegada da ferrovia em 2025. Então, não cabe à Assembleia e aos deputados a fiscalização disso. A Comissão vai receber isso como uma das pautas”, afirmou Francisco Vuolo.

Segundo Vuolo, também foi encaminhada a cobrança pela presença da diretoria da Rumo. “Agora com a Comissão, além dos técnicos, queremos a convocação da diretoria da Rumo, para que se manifeste em relação ao que foi acordado.”

Também foi deliberado como quarto ponto, a participação do Estado, que, segundo ele, está ausente dessa discussão. “Estamos pedindo para a Comissão intermediar esse processo, principalmente a participação da SEMA, da Secretaria de Infraestrutura. São os quatro elementos apontados, que serão formalizados no dia que instalar a Comissão Especial, que deve ocorrer nos próximos dias na Assembleia. Posteriormente, a Comissão tem 180 dias de prazo para consolidar esse trabalho.”

COMISSÃO ESPECIAL

Com a Comissão Especial constituída, a Assembleia deve definir a composição dos membros nos próximos dias. Para Vuolo, um dos nomes cotados para presidir os trabalhos é do deputado Júlio Campos, porém, afirma que cabe aos deputados a decisão.

OAB-MT

Sobre a participação da OAB, Francisco Vuolo afirma que a entidade poderá também auxiliar impetrando com ação, caso necessário. “A OAB participou ontem já assessorando todo esse processo. Ela lavrou uma ata da reunião, que vai instrumentalizar nesse primeiro momento o apoio e o subsídio à Comissão. Caso haja necessidade de impetrar uma ação ou tratar em alguma diretriz específica, vamos começar isso com os advogados, no sentido de buscar o apoio da Ordem, que já faz parte do Fórum. “

Leia mais: Wilson vê deboche e falta de interesse da Rumo em trazer ferrovia para Cuiabá

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760