Servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), encaminharam, na manhã desta sexta-feira (20.03), ao oticias, vídeos denunciando que há seis meses a pasta está sem equipe de limpeza e a situação está caótica.
Eles criticam o abandono e dizem que estão colocando a vida em risco, neste momento de pandemia e se sentem abandonados pelo Governo do Estado. “A situação piora, pois a unidade não tem nenhum um tipo de equipamento ou ferramenta para impedir a proliferação de qualquer tipo vírus. Em alguns locais da Capital até ratos são possíveis encontrar. Não temos papel higiênico e nem álcool em gel, não temos nada. Os servidores limpam o que é possível. Mas não tem como ficar mantendo esse serviço”, desabafou.
Na denúncia, alegam que medidas urgentes, devem ser tomadas, pois, segundo os servidores, o Governo mostra negligência aos servidores em relação ao Covid-19. “O Judiciário, o Legislativo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), já liberaram os servidores. Só o executivo que insiste nessa situação. Acho q vai esperar o caos”, declarou.
A reportagem do oticias conversou com a presidente do Sindicato dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Sinprotec), Jenaina Nasser, que afirmou que a categoria passa por momentos críticos, pois fora o caos com a sujeira, as escolas ainda estão sem material básico para as aulas e sem professores, porque não houve processo seletivo e existem turmas paradas há mais de um ano.
Segunda ela, mesmo com pandemia do coronavírus, a SECITECI não dispensou os servidores, apenas pediu aos professores que tirassem licença-prêmio, aqueles que têm direito e pediu aos servidores que façam revezamento. “O Sindicato entende ser um momento de respeitar a vida e fechar por completo todas as escolas e secretarias. Enviar para casa todos os servidores, a fim de evitar a proliferação da pandemia e expor toda a comunidade ao risco. Por não se tratarem de serviços essenciais, além de as Escolas Técnicas Estaduais estarem sem a maioria dos professores, essa medida não trará prejuízos e sim ajudará a prevenir o caos”, declarou a presidente.
Outro lado – A reportagem do oticias entrou em contato a assessoria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que informou que o contrato com a empresa terceirizada de limpeza venceu no ano passado, mas que já foi aberto um processo de licitação para a contratação dos serviços.
Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) esclarece que o contrato com as empresas terceirizadas venceu em novembro do ano passado. Com isso, foi aberto o processo de licitação para a contratação dos serviços.
Durante os trâmites licitatórios, duas empresas entraram com mandado de segurança prejudicando o andamento do processo, o que fez com que fosse encaminhado ao Tribunal de Justiça.
Atualmente, o processo está na Procuradoria Geral do Estado (PGE), que deverá emitir parecer na próxima semana.
semana.
Confira:
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).