Sem passar pelo crivo da licitação, sem apresentar projeto e sem acompanhamento de um engenheiro de tráfego, a Secretaria de Serviços Públicos de Várzea Grande, alterou a rotatória entre o cruzamento das avenidas Castelo Branco e Alzira Santana.
A reportagem do VG Notícias esteve “in loco” na obra e constatou que a falta de um planejamento poderá atrapalhar ainda mais o fluxo de veículos no local e ocasionar congestionamentos em horário de pico, pois, para entrar na rotatória sentido Alzira Santana/Centro, o motorista terá que entrar na Castelo Branco, aguardar sua preferência para seguir.
Em entrevista ao VG Notícias, o secretário municipal de Serviços Públicos, Roldão Lima Júnior, não quis dar muita informação acerca da obra e se limitou a informou que será apenas um “alongamento da rotatória que existia no local”.
Sem dar detalhes, Roldão não soube explicar as mudanças positivas que devem ocorrer com a construção da “nova rotatória”. O gestor ainda enrolou, e não revelou se tem um engenheiro de tráfego fazendo o acompanhamento da obra, e nem o valor orçado para a construção da “nova rotatória”. Ele se limitou a dizer que irá fazer a rotária de acordo com o sistema nacional de custos rodoviários e que a obra será custo mínimo para o município.
Roldão ainda afirmou que como a obra é apenas uma adequação, não existe necessidade de realizar um processo licitatório. “Não há necessidade da realização de uma licitação. É apenas uma adequação, então não precisa fazer licitação”, disse o gestor.
Porém, de acordo com o Ministério Público Estadual (MPE/MT) para que o município possa realizar a construção da rotatória seria preciso realizar um processo licitatório para contratar uma empresa para executar o serviço.
TAC - Vale destacar, que a “nova rotatória” está sendo construída após o Ministério Público firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Posto 10 Ltda, após constatar que a construção da nova filial do posto – localizada no cruzamento da Alzira Santana com a Castelo Branco -, não respeitou os limites legais exigidos pela lei municipal.
No TAC o posto se comprometeu a “doar” parte do espaço, para Prefeitura de Várzea Grande. Com o espaço, a Prefeitura resolveu “alongar a rotatória” que já existia na frente da sede do posto.
A obra - A empresa contratada por Roldão para executar o serviço é a Carneiro & Carvalho. A empresa já tem contratos firmados com o município que somados ultrapassam R$ 20 milhões.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).