Ao menos dois hospitais estaduais e quatro municipais estão com 100% de ocupação em seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para pacientes adultos com Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesse sábado (22.08).
Os hospitais que se encontram com a capacidade máxima de ocupação em suas UTIs, atualmente, estão localizados no interior do Estado, sendo o Hospital Coração de Jesus (Campo Verde); Hospital Municipal de Juína; Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro (Nova Mutum); Hospital São Lucas (Primavera do Leste); Hospital São Luiz (Cáceres); Hospital Regional de Sorriso.
Em todo o Estado, dos 394 leitos de UTIs Adulto, exclusivos para receber pacientes que testaram positivo para a Covid-19, 153 são da gestão estadual e 241 da gestão municipal; entres esses, 92 estão disponíveis.
Atualmente, segundo o boletim epidemiológico, a taxa de ocupação total das UTIs adulto em Mato Grosso é de 73,14%. Em relação às UTIs pediátricas, essa taxa é de 20%.
O boletim aponta ainda que, em relação às enfermarias clínicas, a taxa de ocupação é de 52% nos leitos de gestão estadual; enquanto nos leitos de gestões municipais essa taxa é de 19%.
Na última quarta-feira (19.08), o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o número de pacientes com a Covid-19, internados diariamente em UTIs, caiu pela metade no Estado; passando de 53 para 25 internações por dia.
Leia matéria relacionada - Mendes comemora redução de internados por Covid-19 em MT: “Uma boa notícia”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).