Os secretários de Saúde do interior reclamam da regulação de pacientes realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A dificuldade na regulação pelo Estado resultou em um pedido de prisão contra o secretário de Saúde de Dom Aquino, Cláudio Amarantes.
Procurado pelo , o secretário de Saúde de Dom Aquino, Cláudio Amarantes, cobrou a construção de mais hospitais regionais, que priorizem a urgência e emergência. Segundo ele, quando busca a regulação do Estado, o retorno apresenta também dificuldades, como aguardar outra alta médica ou liberação, em razão da demanda, que aumentou na região.
“Neste final de semana, passei por uma situação delicada [risco de ser preso]. Precisamos de vagas para urgência e emergência, mas essas vagas são muito difíceis de conseguir. Estamos na região sul, e o nosso Hospital Regional não atende mais à realidade da demanda. Nós, secretários, enfrentamos dificuldades em conseguir vagas, ou as conseguimos apenas três ou quatro dias depois. Graças a Deus, o SUS é universal e o secretário de Cuiabá nos ajudou a conseguir uma vaga. Temos dificuldades diárias para regular pacientes de referência, e o Ministério Público ameaça nos prender por isso. Nossos governantes precisam agir”, declarou o secretário.
A paciente de Dom Aquino conseguiu vaga no Pronto-Socorro de Cuiabá, com a ajuda do secretário Deiver Teixeira. Com a viabilização da vaga, o secretário Cláudio Amarantes não será preso.
Segundo o secretário Deiver Teixeira, os secretários do interior enfrentam grande angústia devido à dificuldade de regulação e à falta de uma rede hospitalar estruturada. “Cuiabá, por ter uma estrutura maior, socorre os municípios em alguns momentos”, declarou o secretário.
Problemas na regulação também são enfrentados pelos municípios de Aripuanã e Planalto da Serra. Neste último, um paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) aguardou dois dias até que a regulação liberasse a vaga. A Secretaria de Saúde de Planalto da Serra conseguiu ajuda do diretor do Hospital de Campo Verde, que transferiu um de seus pacientes para Rondonópolis. Caso não conseguisse a vaga, o paciente de Planalto da Serra poderia ter morrido.
Leia mais: Dito Braga lidera intenções de votos em Pontes e Lacerda, seguido de Jackson Bassi
Outro Lado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou ao , que a demanda foi encaminhada ao setor responsável. "Assim que recebermos um retorno, entro em contato.". O espaço segue aberto para manifestação.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).