O secretário da Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, confirmou ao nesta quinta-feira (16.12) surto de gripe na cidade. Segundo o secretário, aumentou significativamente o número de atendimento de gripados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Ipase e Cristo Rei.
“É um surto, a demanda nas unidades de saúde aumentou o fluxo substancialmente, mais muito, inclusive estamos mudando nossa rotina, não é só em Várzea Grande, a gripe é geral, a baixada toda está sofrendo isso e temos essa complicação, mas estamos tomando as providências”, declarou o secretário.
Gonçalo relatou que o problema da gripe se agrava em razão dos sintomas serem parecidos com a Covid-19. Para controlar os casos, a saúde segue com atendimento em todas as unidades e aumentou o número de médicos em atendimento nas UPAs.
“Estamos colocando mais médicos nas UPAS. É importante tirar a preocupação da Covid fazendo testes, muitos temem o vírus que se confundem nessa época de pandemia. Os sintomas são muito parecidos, cada organismo reage de uma maneira com a questão da Covid e a população não sabe direito ainda”, declarou o secretário.
Leia também: PL irá priorizar reeleição de Fagundes ao Senado e não descarta compor com Mauro
O secretário também enfatizou que a vacina contra gripe - H1N1 – está disponível em todos os postos e para toda faixa etária. “Todos os postos estão vacinando, essa situação historicamente acontece neste período e é agravado com esse momento da Covid. Muitos fazem o teste ela já melhora automaticamente, a questão psicológica influencia, mas é importante diagnosticar e fazer o teste.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).