A secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira, fez um apelo aos pais e responsáveis que levem os filhos para vacinarem contra a Poliomielite. Para a secretária, a baixa procura pela vacinação registrada em Cuiabá e outros municípios do Estado, pode ser resquício do negacionismo no período da pandemia Covid-19. A vacinação contra a Poliomielite é feita em crianças com idade de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
“A baixa procura da vacina da poliomielite é uma preocupação do Estado, lembrando a toda população que a vacina ela evita a paralisia infantil. Então é uma vacina de extrema importância, basta a população pesquisar quantas crianças tiveram paralisia infantil antes da existência da vacina e o quanto isso diminuiu após a existência da vacina, então é uma vacina de extrema importância”, destacou a secretária.
Eu peço aos pais e responsáveis que levem seus filhos para vacinar. Estamos preocupados!
Kelluby orientou aos pais e responsáveis que façam uma busca pelo Google para saber mais da importância da vacina contra a Poliomielite na erradicação da paralisia infantil. Ela disse ainda, que a doença está voltando.
“Talvez seja resquício dessa questão da vacina da (Covid) que acabou trazendo essa questão de: ah não vou levar para vacinar, tenho medo, o que pode ter nessa vacina -, mas eu peço novamente que essas famílias, que os munícipes, que todo Estado faça essa busca simples de quanto diminuiu o quantitativo de paralisia infantil nas nossas crianças depois da existência da vacina e reafirmo a sua importância. Reafirmo que já está acontecendo a reintrodução dessa doença em alguns países vizinhos, em alguns países mais distante, como nos Estados Unidos, por exemplo”, alertou.
Está acontecendo a reintrodução dessa doença em alguns países vizinhos
Em Cuiabá, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite chegou ao fim no dia 30 de setembro e menos da metade do público previsto recebeu a dose de reforço. Das 35.892 crianças de 1 ano a menores de 5 anos, apenas 11.746 foram vacinadas. O quantitativo representa 32,73% do público correspondente. Já na zona rural a cobertura vacinal chegou a 80%.
Leia também: Galvan diz ser “vítima” dos institutos de pesquisas e defini como “vergonhoso” erros em resultados
A aplicação as doses previstas, conforme o calendário vacinal da criança, segue nas unidades de saúde de Cuiabá, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nas unidades de horário estendido vai até às 20h, também de segunda a sexta-feira.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).