07 de Novembro de 2024
07 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 31 de Julho de 2020, 09:12 - A | A

Sexta-feira, 31 de Julho de 2020, 09h:12 - A | A

Boletim Informativo

São José dos Quatro Marcos sai da classificação de risco “moderado” para “muito alto”; Sinop segue

Adriana Assunção/VG Notícias

O Boletim Informativo 144 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), que informa o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, divulgado nessa quinta-feira (30.07), apontou que o município de Sinop continua na classificação de risco “muito alto” e o município de São José dos Quatro Marcos saiu da classificação de risco “moderado” para “muito alto”.

Segundo o Governo, os municípios em grau alto e muito alto de contágio devem manter as medidas restritivas conforme o decreto estadual, que considera a queda da média móvel de casos confirmados da doença e de hospitalizações, além da abertura de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

São José dos Quatro Marcos contabilizou no boletim nº 144, um total de 156 casos de Covid-19 em monitoramento, sete óbitos e 265 recuperados. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade conta com uma UTI móvel, que trata os infectados com o kit corona e “luta” para que o Governo ative leitos no município.

Já em Sinop, foram informados 201 casos em monitoramento, 59 óbitos e 1633 recuperados. Os pacientes de Sinop são atendidos no Hospital Regional de Sinop, que conta com 29 leitos de UTIs com 25 internações, uma taxa de ocupação de 86,21%.

Deixaram a classificação de risco “muito alto” os municípios de Sorriso e Vera, porém, seguem na classificação de risco “alto”. Leia mais - Apenas três municípios de Mato Grosso continuam na classificação de risco "muito alto"

Também se encontram na classificação risco “alto”: Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Várzea Grande, Cáceres, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Jaciara, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Tapurah, Paranatinga, Nova Canaã do Norte, Barra do Bugres, Nova Bandeirantes, Santo Antônio do Leste, Brasnorte, Nova Monte Verde e Araguainha.

Nestes municípios, a penalidade para pessoas físicas que descumprirem as medidas restritivas será a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência pela autoridade policial competente. Já pessoas jurídicas deverão receber a aplicação de sanções administrativas, cíveis e criminais cabíveis, inclusive multas e interdição temporária, pelas autoridades policiais, sanitárias e fiscais

Cidades com risco alto de contágio

Fica proibido: qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, como shows, jogos de futebol, cinema, teatro, casa noturna e congêneres, festas e confraternizações familiares, ainda que realizadas em âmbito domiciliar.

Setores não essenciais podem funcionar desde que obedeçam às medidas de distanciamento no atendimento e higiene e funcionem com no máximo 70% da capacidade de atendimento.

Fica mantido ainda o comércio pela internet, com entregas por delivery. Permanece a suspensão de aulas em escolas e universidades.

Risco muito alto

Além de todas as medidas de segurança já adotadas nas classificações de risco mais baixas de contágio, é preciso obedecer às seguintes regras:

Serviços não essenciais devem funcionar com no máximo 50% da capacidade de atendimento.

Continua proibido o atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos em cidades com a classificação de 'risco muito alto", e a adoção de canais de atendimento ao público não-presenciais.

De modo geral, os municípios poderão adotar medidas mais restritivas do que as contidas no decreto estadual, desde que com justificativa que demonstra a necessidade das medidas.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760