O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou que a decisão de afrouxamento de isolamento social em Várzea Grande pode comprometer as decisões tomadas em Cuiabá, pois segundo ele, o fluxo entre esses dois municípios é muito grande, e o que os separa são apenas algumas pontes. A afirmação do secretário foi feita durante coletiva virtual na manhã desta segunda-feira (13.04).
De acordo com Gilberto, os municípios com maior número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) devem trazer uma consequência um pouco mais desconfortável nas próximas semanas devido ao relaxamento social. Para Gilberto, existe transmissão comunitária em Cuiabá e Várzea Grande justamente pela proximidade dos dois municípios.
“Por isso eu vejo com preocupação essas decisões que estão sendo tomadas, no que poderemos experimentar, que Deus queira que não, mas estatisticamente temos dados que mostram isso, que na próxima semana nós teremos um crescimento de casos na grande Cuiabá justamente por força dessa liberação de que as pessoas estão relaxando um pouco mais em relação ao isolamento social”, pontuou o secretário.
O gestor da pasta ainda afirmou que mais de 50% da população será infectada, “na verdade muitos já estão, porém, não apresentam sintomas e estão circulando e transferindo o vírus para mais pessoas”.
Segundo ele, por isso o isolamento social é tão importante, pois justamente isso que é o meio de transporte desse vírus, as pessoas, e que de certa forma reduzindo as aglomerações possa existir uma infecção mais branda.
“Não que isso vai evitar que a infecção se realize, mas abrandar a curva colocando em condição que o pico máximo nós estejamos em condição na assistência hospitalar e atender a todos”, finalizou o secretário.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).