Um balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT) mostra que dos mais de 11.206 mil presos nas unidades de todo o Estado, 11.116 tomaram a primeira dose da vacina contra Covid - ou seja, 99% da população carcerária de Mato Grosso. Os presos estão no grupo prioritário da vacinação.
De acordo com a SESP/MT, até a última quarta-feira (29.09), 1.744 detentos já haviam recebido as duas doses do imunizante ou a dose única, o que representa pouco mais de 15% com a vacinação completa.
A imunização completa dos presos é uma das exigências do setor da Segurança Pública do Estado para o retorno das visitas nas unidades prisionais. A previsão é que a imunização completa de todos os detentos deve ser concluída até o fim de novembro e início de dezembro.
Leia Mais - Retorno das visitas presenciais em presídios de MT deve ocorrer em dezembro
A Secretaria Segurança Pública destacou que em decorrência da vacinação nos municípios, onde as faixas etárias já atingem pessoas adultas acima de 18 anos, atualmente os detentos estão sendo recolhidos em unidades penitenciárias do Estado já tendo recebido pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.
Já em relação ao número de contaminados, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), até a última quarta (29), 3.049 foram infectados com o vírus em penitenciárias e presídios públicos.
Em relação aos óbitos, a SESP/MT informou que desde o início da pandemia apenas seis detentos morreram vítima do coronavírus, sendo dois na Cadeia Pública de Alta Floresta; dois na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa em Rondonópolis; um na Penitenciária Central do Estado; e um na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira em Sinop.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).