16 de Novembro de 2024
16 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 29 de Agosto de 2023, 10:41 - A | A

Terça-feira, 29 de Agosto de 2023, 10h:41 - A | A

BRT em VG

Preocupações levantadas por comerciantes sobre obras do BRT não eram esperadas pela Prefeitura

Secretário de comunicação disse que os vereadores sempre tiveram ciência do projeto original da obra

Angelica Gomes/VGN

Com projetos aprovados e obra em andamento, os comerciantes da avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande, levaram para a Prefeitura do município preocupações e anseios sobre o trajeto do Bus Rapid Transit (BRT) em uma das principais avenidas comerciais da cidade industrial, que não eram esperados pela gestão do município.

Representando o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), o secretário municipal de Comunicação, Pedro Marcos, informou que as questões levantadas pelos comerciantes, durante reunião fechada, nessa segunda-feira (28.08), no gabinete do prefeito, não eram esperadas, no entanto, a discussão do BRT não é recente e os vereadores sempre tiveram ciência do projeto original da obra.

De toda forma, o prefeito acolheu os anseios dos comerciantes e irá levar todas as questões levantadas para o Governo do Estado, em busca de uma melhor solução para ambas as partes, sem deixar de executar a obra.

O secretário levantou, ainda, que diante da situação, é possível ser traçado um novo trajeto para o BRT, no entanto, toda a questão depende muito do contrato original, estrutura e engenharia da cidade.

Segundo o secretário, o projeto original das obras prevê que o trajeto do BRT iria até final da avenida Governador Ponce de arruda, em frente ao aeroporto, subindo pela Couto Magalhães e inicialmente virando na travessa Maracaju, saindo em frente a antiga caixa d'água. Desse local até ao aeroporto seria mão única, sendo duas pistas para os carros, duas pistas para o BRT.

No entanto, se ficar decidido que o BRT não irá passar pela avenida Couto Magalhães, outra alternativa que deve ser estudada, será utilizar a avenida Filinto Muller para o trajeto de ida e volta do BRT, porém existem diversas questões que devem ser estudas para encontrarem novas alternativas que não baseiem apenas na ida e vinda do ônibus rápido.

Questionado sobre os pontos de paradas e as linhas dos ônibus alimentadores do BRT, o secretário informou que o plano de mobilidade não prevê que eles passem pela avenida da Feb, apenas pelos bairros, seguindo sentido ao terminal, que continua sendo analisado sobre onde será implantado.

Segundo o secretário, o projeto do BRT prevê muitas melhorias na cidade de Várzea Grande. No entanto, é um projeto que sempre estará em constantes mudanças, para ser adequado da melhor forma para a realidade do município.

Ao finalizar, Marcos diz que as obras têm chances de ficarem prontas ainda em 2023, no entanto, será necessário readequações, nivelamentos de pistas e outras mudanças que devem ser feitas para entrega efetiva da obra completa.            

Leia também: Pedrinho diz que obras do BRT não devem avançar na Couto até que encontrem uma solução viável  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760