Com projetos aprovados e obra em andamento, os comerciantes da avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande, levaram para a Prefeitura do município preocupações e anseios sobre o trajeto do Bus Rapid Transit (BRT) em uma das principais avenidas comerciais da cidade industrial, que não eram esperados pela gestão do município.
Representando o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), o secretário municipal de Comunicação, Pedro Marcos, informou que as questões levantadas pelos comerciantes, durante reunião fechada, nessa segunda-feira (28.08), no gabinete do prefeito, não eram esperadas, no entanto, a discussão do BRT não é recente e os vereadores sempre tiveram ciência do projeto original da obra.
De toda forma, o prefeito acolheu os anseios dos comerciantes e irá levar todas as questões levantadas para o Governo do Estado, em busca de uma melhor solução para ambas as partes, sem deixar de executar a obra.
O secretário levantou, ainda, que diante da situação, é possível ser traçado um novo trajeto para o BRT, no entanto, toda a questão depende muito do contrato original, estrutura e engenharia da cidade.
Segundo o secretário, o projeto original das obras prevê que o trajeto do BRT iria até final da avenida Governador Ponce de arruda, em frente ao aeroporto, subindo pela Couto Magalhães e inicialmente virando na travessa Maracaju, saindo em frente a antiga caixa d'água. Desse local até ao aeroporto seria mão única, sendo duas pistas para os carros, duas pistas para o BRT.
No entanto, se ficar decidido que o BRT não irá passar pela avenida Couto Magalhães, outra alternativa que deve ser estudada, será utilizar a avenida Filinto Muller para o trajeto de ida e volta do BRT, porém existem diversas questões que devem ser estudas para encontrarem novas alternativas que não baseiem apenas na ida e vinda do ônibus rápido.
Questionado sobre os pontos de paradas e as linhas dos ônibus alimentadores do BRT, o secretário informou que o plano de mobilidade não prevê que eles passem pela avenida da Feb, apenas pelos bairros, seguindo sentido ao terminal, que continua sendo analisado sobre onde será implantado.
Segundo o secretário, o projeto do BRT prevê muitas melhorias na cidade de Várzea Grande. No entanto, é um projeto que sempre estará em constantes mudanças, para ser adequado da melhor forma para a realidade do município.
Ao finalizar, Marcos diz que as obras têm chances de ficarem prontas ainda em 2023, no entanto, será necessário readequações, nivelamentos de pistas e outras mudanças que devem ser feitas para entrega efetiva da obra completa.
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