A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, lançou nesta quarta-feira (15.03), o Programa Cultivar, em parceria com o campeão olímpico e ex-jogador de vôlei, Paulão, com objetivo de incentivar alunos a praticarem esporte de forma saudável. O programa será iniciado em 20 unidades escolares, visando incluir os alunos em esportes e atividades físicas, entre diversas modalidades, como vôlei, futebol, futsal e xadrez.
Conforme o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer do município, Silvio Fidelis, o programa é pensando no futuro dos estudantes de Várzea Grande, que podem, futuramente, continuar no esporte. Nele serão distribuídos kits com materiais pedagógicos.
“Vamos começar o Programa Cultivar em 20 unidades escolares, distribuindo kits de material didático e pedagógico. O programa é de grande importância, e estamos pensando na formação das nossas crianças, vindo com o despertar através do esporte e da modalidade que ela queira escolher e que pode ser algo para o futuro dessa criança”, disse.
Ele ainda declarou que a educação várzea-grandense precisa desse incentivo, para, além de manter as crianças nas escolas, proporcionar resultados positivos no aprimoramento do aprendizado e no desenvolvimento profissional.
“Nossas crianças precisam desse despertar, e através dessa interação do pedagógico com o esporte, nós vamos proporcionar motivação e engajamento nesses alunos, trazendo um resultado positivo. Essa união de valores e de forças é que faz a diferença, e acreditamos na influência desse projeto em todo o desenvolvimento e crescimento profissional que vai proporcionar”, destacou Silvio.
O ex-jogador de vôlei, e fundador do programa, Paulão, contou que a necessidade de criar o projeto veio em consequência da carência explícita que as escolas e comunidades têm diante do esporte. “Nós começamos esse projeto devido à carência que as escolas e as comunidades têm em praticar esporte, e principalmente para motivar as crianças a ficarem no esporte”, disse.
Paulão explicou que o objetivo é manter as crianças ao lado das atividades físicas e do esporte, que conforme ele, é a melhor ferramenta para conseguir uma boa qualidade de vida.
Ele também conta que além de proporcionar qualidade de vida, o esporte também ensina diversos valores e princípios, como aprender a ganhar, perder, trabalhar em equipe e respeito, importante para a formação de caráter e na vida adulta.
“O esporte é, sem dúvida nenhuma, a melhor ferramenta que nós temos para ter qualidade de vida. Além disso, a prática esportiva envolve valores como aprender a ganhar e perder, trabalhar em equipe, ter foco, ter objetivo, respeito diante das regras e do técnico, professor e colegas. Então, em cima desse processo de valores, nós acreditamos que o Programa Cultivar vai influenciar positivamente na vida das crianças, formando adultos de bem. Nós temos hoje a melhor filosofia de trabalho que se pode encontrar no Brasil, e qualidade de ensinamento, por isso que a gente acredita tanto e quer desenvolver cada vez mais o programa”, explicou.
O atleta disse ainda acreditar no sucesso do projeto em Várzea Grande, pois, segundo ele, os dirigentes e professores estão comprometidos para trazer um bom resultado.
“São pessoas bem intencionadas e de bom coração comprando essa ideia, então, não tem como dar errado. Passei por diversas equipes que tiveram muito sucesso por que se entregaram muito para o projeto. Isso está acontecendo aqui, os dirigentes e professores estão envolvidos, então o sucesso é garantido. Tenho certeza que vai ser mais uma grande referência aqui no estado”, finalizou.
Leia mais - AGU aciona STF para que reveja decisão favorável ao Governo de MT sobre obras do BRT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).