O período educativo de 15 dias para circulação nas faixas exclusivas de ônibus em Cuiabá chegou ao fim nessa segunda-feira (16.10). A partir de agora, a fiscalização será rigorosa, e os veículos flagrados trafegando sobre essas faixas nos horários de pico serão autuados.
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da capital, as faixas exclusivas para ônibus em Cuiabá operam somente nos horários de maior fluxo de tráfego, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h e das 17h às 19h. Aos sábados, a utilização dessas faixas será restrita ao período da manhã, das 6h às 8h. Entretanto, durante as tardes e nos domingos, a circulação estará liberada para veículos de passeio.
As faixas exclusivas para ônibus estão localizadas nas avenidas: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA) e General Valle.
Além dessas vias já em funcionamento, a Semob anunciou que em breve novas faixas exclusivas serão implementadas em Cuiabá, nas avenidas: Djalma Ferreira de Souza - que se conectará à avenida Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro), próximo ao Massairo Okamura, estendendo-se até a avenida do CPA; Dante Martins de Oliveira (antiga avenida dos Trabalhadores) - a faixa exclusiva cobrirá o trecho que vai do contorno da avenida Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil; José Monteiro de Figueiredo (Lavapés) - esta faixa exclusiva abrangerá o trecho próximo ao restaurante Choppão até o Talavera Bar (Santa Rosa), em ambos os sentidos.
A implementação de faixas exclusivas para ônibus visa melhorar a mobilidade urbana na cidade, reduzindo o congestionamento nas horas de pico e incentivando o uso do transporte coletivo. Portanto, é importante que os condutores estejam atentos às regras de circulação e evitem transitar sobre essas faixas nos horários restritos, a fim de evitar possíveis autuações.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).