20 de Novembro de 2024
20 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021, 09:17 - A | A

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021, 09h:17 - A | A

‘’AMIGOS DO RIO CUIABÁ’’

Mutirão de limpeza do Rio Cuiabá e Rio Manso entra no calendário de eventos em Rosário Oeste

A lei autoriza o município a reconhecer e oficializar o mutirão de limpeza como evento de caráter tradicional, ambiental, cultural e popular

Adriana Assunção/VGN

Reprodução/Ilustração

Rio_lixo

 O mutirão de limpeza é organizado e realizado anualmente entre os meses de outubro e dezembro

 

 

 

Em Rosário Oeste (a 133 km de Cuiabá), o prefeito Alex Steves (Solidariedade) sancionou a Lei nº 1625/2021, que autoriza o município a reconhecer e oficializar como evento de caráter tradicional, ambiental, cultural e popular, o “mutirão de limpeza do Rio Cuiabá e Rio Manso.

Conforme a lei, o evento é organizado e realizado anualmente entre os meses de outubro e dezembro, através de Trabalho Voluntário Organizado, podendo contar com o apoio de órgãos e entidades federais, estaduais, municipais e da sociedade em geral.

“Durante o período de outubro e dezembro poderão ser promovidos eventos como a ‘Gincana Ecológica Amigos do Rio Cuiabá’ e Palestras ambientais ‘sobre temas do rio Cuiabá e Manso, com representantes da Polícia Ambiental, Sema, Ibama, Juizado Volante Ambiental, Universidade Federal e Estadual”, cita o parágrafo primeiro da norma.

O Mutirão de Limpeza do Rio Cuiabá e Rio Manso terá início sobre a ponte do Rio Cuiabá no perímetro urbano da cidade, com presença de autoridades e todos os alunos e professores da rede municipal e estadual e sociedade em geral.

Consta ainda do artigo 6º, que o projeto fará parte do ‘’Projeto verde Rio’’ do MPMT, que através de compensação ambiental, poderá receber recursos em materiais e equipamentos, para realização do evento, como soltura de alevinos de diversas espécies nativas da região como: pacu, piraputanga, cachara, pintado, piavuçu, dourado, jiripoca dentre outras, assim possamos garantir os estoques pesqueiros de nossos rios.

Leia também: Vereador cita falta d’água em VG e quer proibir construção de usinas no rio Cuiabá

Para execução na norma, serão aplicados recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente em conta específica, com a devida aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vereadores.

Também fica autorizado o Poder Público Municipal receber em regime de doação, cautela ou fiel depositário de equipamentos como: barcos, lanchas, balsas e motores náuticos, contêiner de lixo e caminhão para destino final dos resíduos.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760