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Cidades Terça-feira, 08 de Junho de 2021, 08:18 - A | A

Terça-feira, 08 de Junho de 2021, 08h:18 - A | A

Uber

Motoristas de aplicativo cobram aumento na taxa que não acontece há sete anos: “Dinheiro para propaganda tem”

Herlon disse que os motoristas já fizeram diversas manifestações em Cuiabá e Várzea Grande, mas nada adiantou

Gislaine Morais/VGN

Internauta/VGN

VGN; denúncia; propaganda; Uber; Cuiabá; motoristas indignados

Motoristas de aplicativoprotestam contra a empresa Uber.

 

Herlon Bezerra, 38 anos, é morador de Cuiabá e motorista de aplicativo há quase um ano, mas diz que se sente consternado pelos colegas que estão há mais anos no ramo, pois segundo ele, já vão para sete anos que a categoria não tem aumento da taxa pela empresa Uber.

Herlon disse que a categoria já fez diversas manifestações em Cuiabá e Várzea Grande, e em outras partes do Brasil, mas nada adiantou. “Para aumentar a taxa dos motoristas eles não têm orçamento, mas para fazer propagandas pela Capital e outras cidades eles têm”.

Nas imagens encaminhadas à reportagem do VGN, Bezerra disse que as propagandas estão em um relógio na avenida Getúlio Vargas, duas no Parque das Águas e outras em frente ao 44º Batalhão da Infantaria Motorizada.

O motorista disse que é falta respeito com os motoristas por aplicativos e entregadores. “Arriscamos nossas vidas, pois a cada dia fica mais perigoso ser motorista de aplicativo e entregadores, são colegas sendo assaltados, e infelizmente alguns ainda perdem a vida. Então merecemos mais respeito. Precisamos de um novo aumento por parte do Uber. Os outros aplicativos estão pagando o aumento correto”, ponderou ele.

Outro lado – A reportagem entrou em contato com a assessoria da empresa Uber, que ficou de emitir uma nota, mas até o fechamento da matéria nada foi encaminhado, e a assessoria não responde mais as mensagens.

Nesta terça-feira (08.06), a assessoria da Uber emitiu uma nota. Confira:

Nota na íntegra

A Uber quer reduzir os custos de quem realiza viagens de carro e entregas usando a nossa plataforma. Com os recém-lançados Uber Conta e o Uber Chip (plano de celular pré-pago), por exemplo, os parceiros conseguem economizar mais do que em qualquer outra plataforma. Uma vez implementados, os dois terão impacto positivo direto nas finanças das mais de 1 milhão de pessoas que usam a Uber para ganhar dinheiro.

Com relação a combustíveis, há quase dois anos lançamos o Uber Pro (programa de vantagens para parceiros) incluindo uma parceria com a rede Ipiranga para dar cashback de 4% em gastos com combustíveis pelo app Abastece Aí.

Pagando com o app Abastece Aí, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, pra isso, precise gastar pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto, o parceiro ainda acumula mais e mais pontos que pode usar, por exemplo, em trocas de óleo.
Além dessas vantagens, o Uber Pro ainda dá acesso ao motorista ou entregador parceiro da Uber a descontos em exames e consultas na rede particular (em parceria com a Vale Saúde Sempre), cursos online de inglês de graça (em parceria com o app Rosetta Stone) e descontos em cursos online de graduação (em parceria com o Grupo Kroton).

Segurança

A Uber tem a segurança como prioridade e instalou no Brasil o seu primeiro Centro de Desenvolvimento Tecnológico na América Latina, com foco em segurança, num investimento de R$ 250 milhões. Esse centro, em conjunto com os times de operações, trabalha permanentemente no desenvolvimento de novas tecnologias e processos buscando tornar as viagens cada vez mais seguras.

Exemplos recentes disso são: o anúncio da expansão do recurso de checagem de documentos de usuários, ferramenta inédita no Brasil por meio da qual usuários que optarem por pagar sua primeira viagem em dinheiro, sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito), precisarão fornecer um documento de identidade, como RG ou CNH; e o piloto de gravação de vídeo hoje realizado em 17 cidades, por meio do celular do próprio motorista - o que torna a opção mais acessível e escalável.

Mas o foco prioritário é mesmo na prevenção: por isso o aplicativo já exige do usuário que não adiciona meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito) que insira o CPF e data de nascimento, dados que são checados na base de dados do Serasa, e possui um recurso de machine learning para impedir que viagens potencialmente arriscadas aconteçam. Esta ferramenta usa algoritmos que aprendem de forma automatizada a partir dos dados históricos das milhões de viagens já realizadas com o aplicativo e pode solicitar detalhes adicionais de identificação do usuário para autorizar que uma viagem aconteça.

Informações de apoio: Os motoristas podem ainda optar por não aceitar viagens em dinheiro, se preferirem - a informação sobre essa opção de pagamento também é exibida na tela do aplicativo de quem está atrás do volante antes que o usuário entre no carro, assim como a região do destino final e a nota do usuário no aplicativo. E os motoristas parceiros podem cancelar as viagens sinalizando motivo de segurança sempre que não se sentirem confortáveis, sem qualquer impacto para eles.

Por meio do botão Recursos de Segurança (escudo azul que aparece no app),é possível acessar todas as funções de segurança da plataforma. Ao longo do trajeto, usuários e motoristas parceiros podem compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem.

O recurso também oferece a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Em outras localidades, como Estados Unidos e México, tal botão já está integrado às polícias e compartilha automaticamente localização e dados da viagem se houver a ligação. A Uber segue dialogando com alguns estados no Brasil para trazer o mesmo recurso para cá.

Ainda nesse botão também é possível acionar o recurso de gravação de áudio. Tanto o usuário quanto o motorista parceiro, têm a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio. Tanto nesse caso, como no de vídeo, os conteúdos ficam armazenados de forma criptografada e não podem ser acessados nem pelo parceiro nem pelo usuário - só pela Uber, caso haja um relato de segurança. Esses materiais também podem ser compartilhados com autoridades policiais, dentro dos trâmites legais.

E mesmo depois que uma viagem termina, ainda existem recursos de segurança atuando. Todas as viagens são registradas por GPS. Isso permite que, em caso de necessidade, nossa equipe especializada possa dar suporte, sabendo quem foi o motorista parceiro e o usuário, seus históricos e qual o trajeto realizado.

Pedimos que usuários e motoristas se avaliem e temos uma equipe que monitora essas informações e pode banir da plataforma usuários ou motoristas que tiverem uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos e condições de uso ou o código de conduta da comunidade como, por exemplo, comportamento inapropriado ou perigoso. O time de suporte está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana pelo aplicativo e analisa caso a caso cada registro.

 

 

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