18 de Novembro de 2024
18 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 05 de Março de 2020, 14:56 - A | A

Quinta-feira, 05 de Março de 2020, 14h:56 - A | A

DESMATAMENTO ILEGAL

Mauro diz que quem apostar na impunidade vai dar com os burros n"água, “quem avisa amigo é”

Gislaine Morais/VG Notícias

Para assegurar a transparência e envolvimento de diferentes setores do Poder Público na execução de ações integradas de inteligência, prevenção e combate ao desmatamento, a exploração e a degradação florestal ilegal em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) criou, em caráter permanente, o Comitê Estratégico para o Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Incêndios Florestais - CEDIF-MT. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (IOMAT), que circula nesta quinta-feira (05.03).

Segundo consta do documento, Mendes levou em consideração o aumento da taxa de desmatamento crescente a partir de 2012 em Mato Grosso, em especial no ano de 2019, o que conforme ele, exige do Governo do Estado a adoção urgente de medidas de proteção ambiental que possam coibir desmatamentos e degradações ilegais.

De acordo com o decreto, o comitê será composto pelos seguintes órgãos: Casa Civil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP, Policia Militar – PM, Polícia Judiciária Civil – PJC, Corpo de Bombeiros Militar – CBM e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso - INDEA/MT.

Durante o lançamento do programa oficial do planejamento para combater o desmatamento ilegal e as queimadas ilegais no Estado, Mauro afirmou que as pessoas que insistirem e acreditarem na impunidade vão se dar mal.

Ele alertou ao cidadão mato-grossense que não aposte na impunidade, que não aposte que o Estado será ineficiente, pois aquele que praticar o crime de desmatamento sofrerá graves consequências.

"Aqueles que apostarem na impunidade vão dar com os burros n'água, e enfrentarão graves consequências. Quem avisa amigo é”, alertou o democrata.

Mauro lembrou que o programa é um planejamento feito com antecedência, e conta com recurso da ordem de mais de R$ 60 milhões. “Vamos investir em infraestrutura, pessoas e tecnologia”, declarou.

De acordo o governador, o Estado já tem um aporte tecnológico bastante significativo de um trabalho feito ao longo do ano de 2019, que permite em tempo real identificar qualquer movimento ilegal de desmatamento no Estado de Mato Grosso.

“A cada dia mais, estamos adotando medidas para cumprir a legislação e levar a cabo todas as consequências advindas da prática desses atos ilegais”, finalizou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760