O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, em entrevista ao oticias, hoje (08.03), explicou que a superlotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase se deu por ser o primeiro dia de atendimento às pessoas com suspeitas e casos confirmados da Covid-19. O secretário disse que esse foi a primeira Unidade de referência ao coronavírus aberta no município, e amanhã devem ser abertas mais nove.
De acordo com Gonçalo, estão sendo instalados na UPA do Ipase mais 15 leitos de enfermaria, todos adaptados com respiradores para dar suporte no tratamento.
Segundo ele, tendas instaladas do lado de fora da Unidade serão para atendimento de casos mais leves, onde as pessoas são medicadas e orientadas a ficarem em suas residências em isolamento social. Gonçalo explicou ainda, que será montado consultório de containers na parte externa da UPA para dar suporte.
“Para os novos leitos já estão sendo levantando custos, e gradativamente novas medidas estão sendo colocadas em prática. A Secretaria de Saúde tem a intenção de montar mais leitos, mas estamos com dificuldades para encontrar profissionais”.
Gonçalo esclareceu que em algumas Unidades do município serão disponibilizados teste rápido e o PCR – tem como objetivo principal colher amostra das secreções respiratórias do paciente e posteriormente tentar identificar a presença do vírus.
Os locais devem iniciar o atendimento a partir desta terça (09). Para testes rápidos serão, PSF - Celestina Gomes Coelho, bairro Água Vermelha, PSF - Binoca Maria da Costa (Manga), PSF - Manoel Bernardo de Barros (Unipark), PSF - Margarida Tavares Pereira (Manaíra), PSF - Maria Galdina da Silva (Vila Arthur), PSF - Gonçalo Pinto de Godoy (São Matheus) e PSF - Aurília Salles Curvo (Jardim União).
Já para exames de PCR, Clínica de Atenção Primária à Saúde - (Parque do Lago) e Clínica de atenção primária à saúde - Moacyr D' Lannes (Jardim Glória).
Leia mais
UPA em Várzea Grande será exclusiva para pacientes com Covid-19
Mais de 50 pessoas aguardam vaga para UTI em MT; nove pessoas são de VG e estão intubadas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).