12 de Novembro de 2024
12 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023, 09:30 - A | A

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023, 09h:30 - A | A

Saúde de Cuiabá

Jayme alerta para não usar intervenção como questão política, pessoal ou partidária

Jayme reconheceu que em razão da crise na saúde de Cuiabá, houve aumento de atendimento em Várzea Grande: "As Upas que estão abarrotadas de gente"

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O senador Jayme Campos (União) preferiu não opinar sobre a possibilidade de uma nova intervenção na Secretaria Municipal de Saúde e na Empresa Cuiabana de Saúde. Ele se limitou a dizer que cabe ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Justiça analisar. Entretanto, alertou que uma intervenção não pode ser transformada em uma questão pessoal, política ou partidária.

“O que acompanhei foi que o Ministério Público Estadual que pediu essa intervenção apontando falta de medicamento e desarranjos na Saúde. Eu não tenho essa capacidade de passar essa informação, quem sabe talvez o próprio Ministério Público. De qualquer forma, nunca é bom fazer nenhuma intervenção, até porque lá é uma unidade orçamentária da Prefeitura de Cuiabá. Agora eu acho que tem que se melhorar alguns pontos que eventualmente estejam com deficiência, para não causar esses problemas”, disse o senador em entrevista à imprensa.

Não podemos transformar isso aí em questão política, pessoal ou partidária

Questionado se acompanha quais medidas foram tomadas em Várzea Grande para resolver o aumento no atendimento por pacientes que migraram de Cuiabá para o município, Jayme afirmou que o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) solicitou ao Governo do Estado aumento no repasse à Saúde municipal.

“Aumentou o atendimento lá, não só na área de urgência, emergência como também nas unidades, sendo o caso das Upas que está abarrotado de gente. O que o Kalil está propondo é que o Governo do Estado aumente a transferência que o Estado faz. Quer elevação dos recursos estaduais para tentar sobreviver nesse volume maior de atendimento”, disse Jayme.  

Leia mais: Kalil diz que VG "não dá passo maior que a perna", aplica corretamente recursos e por isso Saúde funciona

Ainda segundo Jayme, para ajudar Cuiabá e Várzea enviou recursos para saúde de Cuiabá e Várzea Grande em 2022. “Quase R$ 25 milhões só para saúde do município, passei para Cuiabá mais R$ 22 milhões. Agora saúde, você sabe que depende muito de recurso e o que precisamos é de boa aplicação do dinheiro de forma racional, competente e republicano.”  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760