O prazo para o pagamento do IPTU 2023 de Várzea Grande está chegando ao fim e não será prorrogado. Os contribuintes têm até sexta-feira (21.07), para quitar o imposto com um desconto de 20%. Caso prefiram, também podem optar pelo parcelamento em até seis vezes. O primeiro vencimento do IPTU 2023 estava originalmente agendado para abril, porém, após um acordo formalizado entre a Prefeitura de Várzea Grande, o Ministério Público e com o aval do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, precisou ser revisto.
O prefeito Kalil Baracat (MDB) explicou que a correção da Planta Genérica foi uma determinação judicial que a prefeitura cumpriu, visando corrigir distorções existentes no cadastro, especialmente em áreas com grandes investimentos imobiliários que estavam classificadas como rurais, resultando em uma menor cobrança de IPTU. Ele ressaltou que os recursos provenientes do IPTU são destinados principalmente para obras e ações de interesse da população, valorizando os imóveis e a cidade.
A secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiros, explicou que a nova Planta Genérica corrigiu distorções significativas em uma cidade que tem crescido entre 5% e 11% ao ano. Segundo ela, o IPTU/2023 recebeu apenas a correção da inflação de 2022, e em 2024 será corrigido pela inflação deste ano, para que em 2025 possa ser diluído o impacto da correção da nova Planta Genérica, que representou um aumento aproximado de 16%.
A administração municipal destacou que a arrecadação total do IPTU/2023 permitirá a realização de novas obras, ampliando os benefícios para a população. Aqueles contribuintes que estão em dia com o Tesouro Municipal terão um desconto de 20%. Para os que possuem pendências de anos anteriores, há a opção de renegociar os débitos até o dia 20 de julho, um dia antes do vencimento do IPTU/2023, para garantir o desconto. Caso não seja possível obter o desconto, é possível pagar em até seis prestações, de julho a dezembro.
A Secretaria de Gestão Fazendária montou uma força-tarefa para atender a população, tanto presencialmente na sede da Prefeitura e na Administração Regional do Cristo Rei, quanto por meio dos canais online, no site oficial de Várzea Grande ou pelo WhatsApp. A secretária reforçou o compromisso em atender a todos os contribuintes da melhor maneira possível, negociando conforme a realidade econômica dos cidadãos.
Leia também - Novas rotas para evitar congestionamentos em avenidas que ligam VG a Cuiabá; confira
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).