Incêndio de grandes proporções vem devastando vegetação em fazendas no município de Dom Aquino. Segundo assessoria do Corpo de Bombeiros, desde o último dia 19, a 9ª CIBM trabalha para conter o fogo. Muitos animais morreram outros foram resgatados com queimaduras.
As guarnições priorizaram a proteção das sedes, maquinários, adubos, plantios de abacaxi e irrigação, gados e equinos da fazenda Novo Horizonte, e também na fazenda São Clemente. Ainda, segundo assessoria, foi realizado combate direto utilizando os materiais de combate, mochila costal, soprador e KIT Combat utilizando aproximadamente uns 2000 litros de água.
Extinguindo incêndio que colocava em risco esses patrimônios acima citados, as guarnições seguiram para combate em vários flancos desse incêndio. Hoje o CR-II possui 17 militares empregados das diversas unidades sendo elas, Jaciara, Rondonópolis, Primavera e Campo Verde.
A ONG "É o Bicho MT" divulgou nesta quarta-feira (25.08) no instagram, fotos de uma onça-pintada queimada durante o incêndio que atinge os municípios de Jaciara e Dom Aquino. "Recebemos essas fotos de animais mortos em incêndios em diversas áreas do Cerrado e do Pantanal. Há muitos incêndios ativos onde provavelmente mais animais estão morrendo. É chocante e aterrorizante ver essas cenas se repetindo como no ano passado. Até quando? Não aprendemos nada com a tragédia do Pantanal?
Somos parceiros do @govmatogrosso e da @sema.matogrosso desde o ano passado. Acompanhamos a construção do Plano de Ação de prevenção para 2021. Mas agora, diante dessas cenas e das dezenas de focos de queimadas espalhados por Mato Grosso fica o nosso questionamento. É urgente que se faça algo e não apenas apagar o fogo quando o estrago está feito.
Estamos prontos para ajudar. Há animais silvestres passando fome e sede por conta da seca e das queimadas. Estamos preparados para iniciar o trabalho de alimentação mas até agora não recebemos a autorização.
Chegou a hora, mais uma vez, de nos unirmos para fazer o que for possível e salvar o que ainda resta da nossa fauna. Precisamos de VOCÊS!"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).