Os agentes da Guarda Municipal de Várzea Grande irão utilizar sistema de monitoramento por microcâmeras, nos uniformes e nas viaturas. A medida consta da Lei Orçamentária Anual (LOA) que foi sancionada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB), em fevereiro de 2022, mas não havia entrado em vigor por falta de verba.
Leia matéria relacionada - Viaturas da Guarda Municipal de VG passam a circular com microcâmeras
A implantação do sistema de monitoramento por microcâmeras, está prevista no orçamento da Secretaria Municipal de Defesa Social. A pasta comandada pelo secretário, coronel Alessandro Ferreira da Silva conta com um orçamento de R$ 19.989.450 milhões para 2023, e despesa para o sistema de monitoramento está orçada em R$ 120 mil.
Conforme o decreto nº.4858/2021, a instalação das microcâmeras e do sistema de monitoramento deverão ser feitas de maneira gradativa, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Poder Executivo em coparticipação com a corporação.
As microcâmeras de vídeo e áudio deverão ser integradas a um sistema de comunicação central instalado na base da Guarda Municipal para geração e transmissão de imagens e som em forma digital.
Em entrevista ao , o coronel Alessandro disse que ainda não tem data prevista para implantação do sistema, mas garantiu que a expectativa seja ainda para 2023. Segundo o secretário, estão sendo feitos estudos e protocolos antes de adquirirem os equipamentos.
Questionado qual seria sua opinião sobre o novo sistema, o coronel disse que para quem trabalha corretamente não haverá problema, e ressaltou a necessidade de estabelecer o que deve ser gravado, quem terá acesso, quando tempo ficará disponibilizadas as imagens e vídeos e outros parâmetros.
O coronel Alessandro salientou que a tendência é dar mais transparência ao serviço da Guarda Municipal. “O equipamento deve ser bem utilizado, mas antes de disponibilizar os equipamentos, deve-se estabelecer alguns protocolos”, finalizou o secretário da Defesa Social.
Leia também
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).