O secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis, participa, nesta terça-feira (19.11), no Rio de Janeiro, do Seminário Internacional Catalisando Mudanças: O papel da educação na construção de um futuro justo e sustentável, evento que integra a agenda do G20.
Fidelis, que também é presidente da Undime-MT (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso) e vice-presidente nacional da entidade, destaca a importância estratégica do encontro para o fortalecimento de políticas educacionais em um contexto global.
O seminário tem como objetivo central discutir como a educação pode catalisar mudanças positivas em áreas críticas, como a mitigação das mudanças climáticas, a promoção da saúde pública e a inclusão social. Além disso, o evento busca reforçar a relevância da educação na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na reforma da governança global, metas estabelecidas pela cúpula do G20.
Organizado pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), em parceria com a OCDE netFWD e a Education Above All, o encontro reunirá nomes de destaque, como Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, e Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
Em entrevista ao , Silvio Fidelis ressaltou o papel crucial da educação no enfrentamento dos desafios globais contemporâneos: "A educação é a base para todas as transformações que desejamos ver no mundo. Em um cenário de mudanças climáticas, desigualdades sociais e desafios na saúde pública, precisamos construir um sistema educacional que prepare cidadãos conscientes e engajados com um futuro sustentável. Este seminário é um espaço valioso para trocarmos experiências e refletirmos sobre como integrar essas demandas em nossas políticas locais e nacionais", afirmou o secretário.
A participação de Fidelis, que representa Mato Grosso e o Brasil na vice-presidência nacional da Undime, reforça a importância de alinhar as políticas educacionais brasileiras às demandas globais discutidas no G20. O evento também representa uma oportunidade para estreitar laços com organismos internacionais e outros gestores, potencializando iniciativas que fortaleçam a educação pública no país.
Leia também - Comércios de Cuiabá e VG poderão funcionar normalmente no feriado do Dia da Consciência Negra
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).