03 de Dezembro de 2024
03 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 30 de Outubro de 2018, 17:11 - A | A

Terça-feira, 30 de Outubro de 2018, 17h:11 - A | A

“Nova Serra Pelada”

Garimpo de Aripuanã atrai milhares de pessoas; Taxista alerta que "fonte já secou"

Lucione Nazareth/ VG Notícias

garimpo Aripuanã 2.jpg

 

Uma área de garimpo ilegal no município de Aripuanã (a 883 km de Cuiabá) tem atraído milhares de pessoas de várias regiões há cerca de um mês e vem sendo apelidada de “Nova Serra Pelada”, o maior e mais famoso garimpo do país.

O oticias entrou em contato com um taxista de Aripuanã, que não quis se identificar temendo represálias, no qual informou que o garimpo já existe há mais de 1 ano na cidade e que a notícia de ouro na região foi propagada para que as pessoas de fora do município desembarquem na cidade para trabalharem nas máquinas de “poderosos” locais, que estão explorando o garimpo ilegal.

“Tem muita gente poderosa envolvida neste garimpo e nós que moramos aqui sabemos que não compensa mais ir para lá porque encontrar não está tão fácil assim como estão propagando. O que poderia tirar já tiraram tudo. Quem vim para cá terá que trabalhar nas máquinas. Além disso, as pessoas que forem explorar terá que contar com a sorte”, contou o taxista.

Segundo ele, somente nesta terça-feira (30.10) mais de 2.500 pessoas estavam na região do garimpo, que fica situada em uma fazenda à aproximadamente 15 km do Centro de Aripuanã.

“Não podemos negar que esta notícia que se espalhou sobre o garimpo vem proporcionando que nós, que moramos aqui, fature muito, mas quem está vindo para buscar riqueza e tirar aquelas pedras enormes de ouro, como está sendo divulgando, vai ver que tudo não passa de sonho. O que era ouro, não é mais”, declarou o morador.

Conforme ele, o local do garimpo pertence a um médico (que não teve o nome revelado) e que o mesmo não estaria participando da atividade garimpeira.

“Sabemos que o doutor dono do lugar não está explorando o garimpo, mas gente poderosa está. Todos aqui estamos preferindo não estar muitos envolvidos neste negócio porque já teve prisões no passado. Para se ter uma ideia, eu mesmo levo as pessoas até a porteira da propriedade rural e depois as pessoas tem que caminhar mais de 5 km até chegar no local que está sendo feita a exploração do minério. Agora é esperar até quando vai essa febre. Acredito quando as pessoas caírem na realidade que o ouro fácil já não existe mais”, finalizou.

Outro Lado – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), informou que a exploração subterrânea é de competência do Governo Federal e, por isso, é necessário aguardar a intervenção federal para que o Estado possa tomar providências. Além disso, informou que os danos ambientais causados pelo garimpo ilegal serão avaliados e que multas serão aplicadas aos proprietários do local.

MPE - O Ministério Público de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Aripuanã irá oficiar o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Secretaria de Segurança Pública (SESP), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e demais órgãos competentes, para realizarem a fiscalização e a repressão da extração ilegal de minério que está sendo feita por populares na Fazenda Dardanellos (MT-208), na zona rural de Aripuanã.

De acordo com o MPE, assim que foi informado da situação, o promotor de Justiça Carlos Frederico instaurou Notícia de Fato promovendo as primeiras diligências. Por se tratar de irregularidades decorrentes da atividade de mineração, bem da União, o MPE declinou da atribuição ao Ministério Público Federal (MPF).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Álbum de fotos

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760