A comunidade escolar formada por pais, professores e estudantes da escola estadual Luiza Soares Boabaid, localizada no município de Jangada, protestaram nessa segunda-feira (21.10) contra o fechamento da unidade pelo Governo do Estado. A unidade atende à formação de ensino fundamental, ensino médio e EJA - Educação para Jovens e Adultos.
A presidente do grêmio impacto jovem da escola, Raquel, fez um apelo ao governador Mauro Mendes (União) para não fechar a unidade. “Eu venho pedir ao governador Mauro Mendes para não fechar nossa escola. Não feche nossa escola”, disse a jovem sobre coro de outros estudantes.
Uma das estudantes mais antigas destacou os profissionais de educação que contribuíram com seu aprendizado, que posteriormente se tornaram companheiros. Ela chorou, lamentando o fechamento na unidade. “Eu não quero que essa escola acabe assim. Eu não tive essa oportunidade de estudar, mas graças a Deus estou terminando.”
“Eu estudei nessa escola desde o tempo do EJA, minha primeira professora foi Ana Claudia e Roni. Eles estão guardados em meu coração até hoje. Graças a Deus, tenho os outros professores, diretores, todos meus companheiros e guardo em meu coração, que esse ano será o último”, disse a estudante emocionada.
Ana Maria Soares Boabaid, filha da mulher que dá nome a escola, externou sua tristeza com a possibilidade de fechar a unidade e contou um pouco da história da escola.
“Ela nasce com a chegada da população, da comunidade, que se formou aqui em Nova Jangada. Uma propriedade oriunda de Lourenço Boabaid. A escola é o coração, o pulmão, o berço da cultura da comunidade. Aqui se resolve de tudo. Gostaria de mandar uma mensagem ao legislativo de Mato Grosso para que ele possa defender os direitos dessas crianças que aqui vivem, para evitar que elas peguem todos os dias o ônibus, que entra na BR [163 e 364] da morte”, afirmou Ana Maria, pedindo sensibilidade ao governador.
Ela pediu sensibilidade ao governador Mauro Mendes e convidou para que conheça a realidade da comunidade.
“Um povo humilde, amigo, com indicador de violência baixíssimo, onde os idosos são avós, a meia-idade são os tios, e as crianças são todos primos. Aqui, nossa comunidade de Nova Jangada é uma grande família. Uma família de irmãos, de acolhimento, de suporte, de colo. Então, é uma comunidade rara.”
Outro lado – O procurou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para esclarecer sobre o fechamento da unidade escolar, mas não tivemos retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.
Leia também: Prefeita eleita quer “abrigar” Câmara de VG no antigo Fórum, mas não sabe onde acomodar GMs
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).