O Centro de Saúde Cidade Verde - Nelson Felisberto Bueno, localizado em Cuiabá, tem sido alvo de críticas por parte da comunidade devido ao estado de abandono em que se encontra. Um morador da região que preferiu não se identificar, relatou ao nessa quinta-feira (14.11), que as condições do local estão precárias.
Segundo ele, no local há problemas como a falta de manutenção, acúmulo de lixo, equipamentos danificados e áreas que deveriam estar destinadas ao atendimento completamente inutilizáveis.
"É lamentável que esteja toda abandonada, depredada. No interior do local está uma podrid
ão. O mais agravante é que crianças estão entrando pelos buracos. Essas crianças correm o risco de se machucarem", descreveu o morador.
O morador pediu socorro ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), assim como para os vereadores da Capital, lembrando que os mandatos deles vão até 31 de dezembro. "Façam a reforma da unidade básica de saúde do Cidade Verde que está abandonado desde meados de 2023. Vergonha para todas as autoridades", declarou.
Outro lado – A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, que informou por meio de nota que a UBS estava no cronograma da SMS para passar por reforma ao longo do ano de 2023.
Contudo, em março de 2023, a SMS sofreu uma intervenção estadual. O gabinete de intervenção do Estado fechou a UBS Cidade Verde e não realizou a reforma. Os atendimentos passaram a ser realizados no Centro Comunitário do bairro.
A Secretaria informou que com o grande número de obras realizadas e em andamento neste ano, acabou o saldo contratual das empresas e a obra da UBS Cidade Verde ficará para ser feita no próximo ano, quando abrir o orçamento de 2025.
Confira nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde - SMS informa:
-A UBS Cidade Verde estava no cronograma da SMS para passar por reforma ao longo do ano de 2023.
-Em março de 2023, a SMS sofreu uma intervenção estadual. O gabinete de intervenção do Estado fechou a UBS Cidade Verde e não realizou a reforma. Os atendimentos passaram a ser realizados no Centro Comunitário do bairro.
-Em 2024, assim que retomou o controle da saúde municipal, a SMS enviou toda a documentação para o Ministério solicitando a repactuação das obras paradas em Cuiabá.
-Várias unidades foram contempladas após a repactuação: solução de problemas estruturais na USF Ouro Fino; reabertura da USF Quilombo; retomada da reforma do CAPS Adolescer e início da reforma do local onde será o CAPS III; entrega das novas unidades de saúde USF Coxipó do Ouro e USF Eldorado; entrega ainda este ano de outras 13 unidades, incluindo a USF Ribeirão da Ponte, a USF Sucuri, USF Terra Nova / Canjica.
-Com o grande número de obras realizadas e em andamento neste ano, acabou o saldo contratual das empresas e a obra da UBS Cidade Verde ficará para ser feita no próximo ano, quando abrir o orçamento de 2025.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).