A Secretaria de Estado das Cidades (Secid), por meio da Defesa Civil, foi acionada pelo município de Jauru para verificar a situação das áreas afetadas pela forte chuva ocorrida durante o final de semana. Nesta terça-feira (08.03), uma equipe chegou ao local para avaliar os danos e auxiliar no levantamento dos prejuízos. Segundo informações preliminares, cerca de 3,7 mil pessoas teriam sido afetadas em mais de 30 pontos da cidade.
O total de pontes, bueiros e travessias danificadas pela chuva ainda está sendo contabilizado pelas equipes da Prefeitura de Jauru, com apoio da coordenadoria municipal da Defesa Civil e também dos agentes estaduais. Até o momento, a região mais afetada está localizada próxima ao projeto de assentamento Mirassolzinho e Mirassolzinho II.
O superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Abadio da Cunha Júnior, explica que além do suporte no levantamento dos prejuízos, a instituição também atuará no atendimento emergencial às famílias atingidas, caso necessário. Pelas informações já repassadas, existem moradores isolados devido à queda de pontes e rompimento de travessias.
“Assim como nas outras quatro cidades em que a Secid foi acionada este ano, oferecemos todo o apoio para que a situação de emergência seja reconhecida e posteriormente homologada nacionalmente. Em Jauru, nossa coordenadoria prestou o primeiro atendimento e agora seguimos com o levantamento dos prejuízos”.
Reconhecimento
Em janeiro, equipes estaduais estiveram nos municípios de Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade para avaliar os danos causados pelas chuvas. Ao todo, as cidades registraram prejuízo de quase R$ 12 milhões. A situação de emergência foi reconhecida pela Defesa Nacional, que aguarda a apresentação dos planos de trabalho para liberação dos recursos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).