O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) entregou nesta sexta-feira a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lipa, considerada referência em inovação tecnológica e sustentabilidade.
Com cerca de R$ 97 milhões investidos, a nova ETE que faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa irá beneficiar 70 mil pessoas de 35 bairros da Capital.
Durante o evento, Emanuel destacou seu compromisso de transformar Cuiabá em solucionar problemas crônicos. Cuiabá, segundo Emanuel, alcançou a marca de 78% de cobertura e até 2024 espera completar 91% da cobertura.
“Só o futuro vai poder dimensionar o período de transformações, de realizações, de entregas que está mudando a cara de Cuiabá. Afastado das paixões políticas e disputa pelo Poder e partidárias do momento, é que vai poder dimensionar o que significa a geração Emanuel Pinheiro no comando da Prefeitura de Cuiabá. Cuiabá tem 303 anos, há 300 anos era um sonho deste povo a solução dos problemas crônicos”, declarou o prefeito.
Leia também: VG terá “Dia D” neste sábado (30) para vacinação contra gripe e sarampo
Conforme a Prefeitura, a ETE foi projetada para tratar 260 litros por segundo. Ela conta atualmente com 108 quilômetros de redes coletoras e uma unidade elevatória, utilizada para bombear o esgoto até a estação. “Projetada em sistema compacto, a estação requer menos espaço para suas instalações, tem operação totalmente automatizada e baixa geração de odores.”
Ainda conforme a Prefeitura, a ETE Lipa segue rigoroso método de purificação e dispõe de mecanismos de eficiência energética. A construção da estrutura de tratamento mobilizou, ao longo de 12 meses, 90 trabalhadores. O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda que os investimentos recebidos nessa área reposicionaram o município do Ranking Nacional do Saneamento Básico.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).