Com bombas de gás lacrimogêneo a polícia militar retirou na manhã desta quarta-feira (03.09), por meio de mandado de reintegração de posse, dezenas de famílias que invadiram o residencial André Maggi em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá). Segundo a Polícia Militar, cerca 500 famílias ocupam casas no conjunto habitacional de maneira irregular.
De acordo com informações da Polícia Federal, a operação, que contou com 300 policiais, entre militares, civis e federais, iniciou a retirada das famílias por volta das 05 horas da manhã de hoje. No local a polícia encontrou barricadas com pneus – o qual foi ateado fogo-, para impedir a passagem.
Na busca de evitar a entrada da polícia, moradores soltaram rojões contra os policiais que responderam com bombas de gás lacrimogêneo. Algumas pessoas ficaram com ferimentos leves e precisaram ser atendidas porequipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Na desocupação a polícia prendeu uma pessoa apontada como líder da invasão. Um helicóptero da polícia foi usado para dar suporte na desocupação.
Após a desocupação o residencial será entregue à Caixa Econômica Federal para entregar os imóveis para os verdadeiros donos. Conforme a Caixa, os imóveis haviam sido invadidos há cerca de quatro meses pelos “invasores”, e mesmo com a Justiça tendo determinado a desocupação, as famílias recusavam deixar as casas.
O residencial começou a ser construído em 2008 e a previsão era que a entrega ocorresse em 2010, mas segundo a Caixa Econômica problemas no decorrer do trabalho dificultaram a conclusão da obra. Na construção do residencial foram gastosR$ 19 milhões.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).