Em nota divulgada nesta terça (22.01), a agência de fomento do Estado, Desenvolve MT (antiga MT Fomento), desmentiu que será extinta no Estado.
Conforme consta da nota, a Desenvolve MT não recebe recurso do Estado, nem para a folha de pagamento e nem para custeio de despesas.
A agência de fomento alega na nota que desde 2006, se autossustenta por meio de receitas provenientes das operações de crédito e serviços financeiros ofertados. Diz ainda, que em 14 anos de existência, injetou recursos em 114 municípios do Estado através de operações financeiras, e que um total de R$ 83 milhões foram disponibilizados e mais de 3 mil empregos foram criados.
“A Agência é um importante instrumento de fomento ao micro e pequeno empresário mato-grossense, já que recursos como o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) só podem ser operacionalizados por agências de fomento” cita trecho da nota.
A nota defende a manutenção da Agência, sob argumento de que somente em 2019 a economia do Estado vai receber mais de R$ 30 milhões e além disso, a Agência também é a responsável pela regularização dos títulos definitivos da extinta Companhia de Habitação do Estado (Cohab).
“Vale ressaltar que o funcionamento das agências de fomento é regulamentado pelo Banco Central (Bacen) e que a Desenvolve MT é vinculada a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que neste ano completa 50 anos. Em todo o país, 31 instituições atuam como agentes de fomento, cabendo destacar ainda que nesses 50 anos nenhuma uma agência foi extinta no país” diz trecho da nota.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).