Na manhã desta quarta-feira (12.04), em entrevista à imprensa, o presidente da Comissão de Educação Escolar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Thiago Silva (MDB) falou sobre as medidas que as autoridades irão adotar acerca das ameaças e ataques nas escolas do Estado.
“A gente tem cobrado isso desde a semana passada, uma reunião da Secretaria para anunciar medidas práticas e efetivas para as nossas escolas e hoje estamos aqui reunidos com vários representantes da Assembleia, do Tribunal, do Ministério Público, da Associação dos Municípios. Uma das medidas mais importante é a implantação das câmeras de segurança dentro das escolas”, relatou o presidente da Comissão.
Para Thiago, a implantação de câmeras de segurança é a medida principal, pois irá ajudar a inibir qualquer prática de violência e o acesso de pessoas desconhecidas dentro das unidades escolares.
Ele enfatizou também a importância que terá o botão do pânico ao ser implantado nesse primeiro momento. “A principal é a implantação das câmeras de segurança dentro das escolas para inibir qualquer prática de violência. Também foi informado que será implantado principalmente nas cidades polos nesse primeiro momento o botão do pânico, para que caso haja alguma ameaça de violência basta o estudante ou professor acessar esse botão do pânico, para que a polícia militar possa de forma imediata atender essa solicitação da comunidade escolar”.
Segundo o deputado, a discussão acerca deste assunto precisa ser continuada, e que a Comissão de Educação da ALMT também apresentou medidas importantes como vigias dentro das escolas para recepcionar e assim impedir o fácil acesso de pessoas estranhas.
“Acreditamos que nós precisamos continuar essa discussão e hoje apresentamos aqui em nome da Comissão de Educação, outras medidas que entendemos que também é importante, como a volta dos vigias para trabalhar nas entradas das escolas recepcionando os alunos e ajudando a inibir qualquer pessoa estranha que entra na escola”, descreveu o presidente da Comissão de Educação Escolar.
Além disso, defendeu o chamamento de novos policiais para ajudar a intensificar as rondas policiais, assim como destacou a importância do trabalho de equipes multidisciplinares de psicólogos, assistente sociais entre outros, para que assim seja identificado qualquer tipo de problema social nas bases escolares do Estado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).