Um idoso de 82 anos que não teve sua identidade revelada, morador de Cuiabá, foi alvo do “golpe do motoboy”, aplicado por uma organização criminosa, em novembro. A vítima tinha acabado de receber sua aposentadoria.
De acordo com Procon/MT, o idoso recebeu uma ligação de um suposto atendente de banco, que informou que teria sido identificado em sua conta bancária transações suspeitas, e que por esse motivo, ele deveria entrar em contato com a central de atendimento - que consta no verso do cartão.
A fim de resolver o suposto problema com o cartão, o idoso ligou no banco, porém, teve sua ligação interceptada por criminosos. Dessa forma, recolheram informações confidenciais, como os dados pessoais, senha e informações da conta.
O “golpe do motoboy” ganhou esse nome porque, após as ligações falseadas, a vítima é informada pelos golpistas que um motoboy contratado pelo banco vai recolher o cartão em sua residência. Em posse da senha, do cartão e com a confiança da vítima - devido ao contato realizado com banco - os criminosos efetuam saques e compras em nome da vítima.
A vítima então teria entrado em contato com o Procon, via reclamação contra um banco que se recusou a anular as compras criminosas registradas na fatura de cartão de crédito.
Segundo informações, casos semelhantes vêm sendo registrados no Brasil desde 2018, já com causas judicializadas e com decisões favoráveis às vítimas dos golpes.
Tal entendimento se baseia, entre outras regras, no artigo 6 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que considera como direito básico do consumidor o direito à segurança dos produtos e serviços oferecidos no mercado de consumo.
Para a secretária adjunta do órgão de defesa do consumidor, Gisela Simona, no caso do golpe em questão, há falha na prestação do serviço, uma vez que os mecanismos de segurança do banco “não foram capazes de impedir o acesso dos golpistas aos dados privados da vítima”.
Dicas para evitar fraudes com cartões bancários:
- Não acesse suas informações via link recebido por mensagem, e-mail ou redes sociais;
- Não conceda suas informações e senhas por ligações telefônicas, mensagens, nem compartilhe com outras pessoas;
- O cartão de crédito é pessoal e intransferível, por isso não entregue-o a outra pessoa;
- Os bancos não fazem recolhimento de cartão;
- Na hora de inutilizar um cartão de banco, corte o chip e a tarja preta que fica no verso do cartão. É no chip e na tarja que estão registradas as informações bancárias;
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