As agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil em Várzea Grande podem ser fechadas pela fiscalização do município, se não adotarem medidas para conter as aglomerações e assim, evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). A cogitação é do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus de Várzea Grande.
Desde que o Governo Federal sancionou o “coronavoucher” – ajuda de custo de R$ 600,00 para profissionais informais - as agências bancárias têm sido os maiores pontos de aglomeração de pessoas em Várzea Grande. Filas extensas em lotéricas, agências da Caixa e Banco do Brasil foram registradas durante toda a semana no município, principalmente, após a prefeita Lucimar Campos (DEM) liberar, por meio de Decreto, a reabertura dos comércios em Várzea Grande.
Conforme o Comitê, apesar de os bancos oficiais serem “casos especiais”, eles podem ser fechados se não adotarem meios e mecanismos para fazer o atendimento sem aglomeração e com as regras exigidas no decreto municipal.
O Comitê também informou que irá enrijecer a fiscalização nos estabelecimentos comerciais do município, já que, com o afrouxamento do isolamento social, o número da população várzea-grandense nas ruas aumentou.
Inicialmente os estabelecimentos que não estão respeitando as determinações estão sendo apenas notificados, no entanto, a partir do final desta semana, aqueles que continuarem a descumprir as regras de funcionamento previstas no decreto, passarão a ser multados, correndo o risco de também serem lacrados.
A fiscalização ocorrerá em todas as regiões de Várzea Grande e será realizada por, pelo menos, 20 equipes compostas por guardas municipais, policiais militares, fiscais de postura, bem como por fiscais de Secretarias, como a de Obras, Vigilância Sanitária, Serviços Públicos, Gestão Fazendária e Meio Ambiente.
Entenda - Em decreto municipal nº 25/2020, publicado em 7 de abril, a prefeita Lucimar Sacre de Campos permitiu, durante 15 dias, que os estabelecimentos comerciais retomassem suas atividades, mas com atendimento de apenas 50% de sua capacidade a fim de evitar a aglomeração de pessoas.
Leia mais - Prefeita de VG relaxa decreto e 50% dos comércios poderão retornar suas atividades
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).