O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19) de Várzea Grande se reúne na próxima quinta-feira (04.11) para discutir a flexibilização de uso de máscaras no município.
O secretário de Saúde, Gonçalo Barros relatou ao que a flexibilização já adotada no Rio de Janeiro, Distrito Federal e outros Estados, ainda será analisada pelo Comitê, que se reúne a cada 15 dias, para decidir sobre novas flexibilizações.
Segundo ele, a decisão depende do número de casos, internações e óbitos, que atualmente estão em queda no município.
“Algumas Prefeituras flexibilizaram 100%, nós não chegamos a esse total ainda. Quinta-feira tem a reunião do Comitê, vou apresentar todo controle, todos os números e ali nós vamos tomar a decisão, mas a tendência é que até 30 de novembro nós vamos chegar nessa retirada de máscara, até a reunião não tenho como confirmar agora, só que ela vai ser facultativa”, declarou o secretário.
Questionado sobre seu posicionamento em relação flexibilização, Gonçalo Barros afirmou ser contra e explicou que defende que isso ocorra somente após a vacinação das crianças. Ele relatou que a Agência dos EUA já autorizou vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos e assim que aprovada no Brasil planeja como será feita em Várzea Grande.
Leia também: Saúde de VG passa aplicar vacina contra Covid-19 em seis postos de saúde
“Eu particularmente sou contra essa máscara deveria somente retirar em 2022. A minha posição, eu acho que por zelo. E tem um detalhe, já estamos nos preparando, dentro dessa estruturação, comecei já levantar, porque o EUA está aprovando de 5 a 11 anos a vacina para criança, isso vai chegar aqui, e nós já estamos planejando com a Secretaria de Educação, fazer os entendimentos para vacinação dessas crianças, faremos Dia D nas Escolas, estamos planejando tudo isso com a Secretaria de Educação, com presença dos pais, uma coisa com muita segurança”, relatou o secretário.
Ainda segundo o secretário, também serão discutidas na reunião a questão da aula hibrida que só volta 100% no ano que vem e algumas flexibilizações de horário de funcionamento em algumas atividades: “Tem uma série de medidas restritivas que serão analisadas na quinta”, encerrou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).