A riqueza cultural e a arte ancestral das mulheres do Distrito de Limpo Grande, que tecem nas redes a história de Várzea Grande, são destaques na "Casa Cor Mato Grosso 2023". A 13ª edição da “Casa Cor Mato Grosso 2023” reúne empresários do setor e profissionais da área de arquitetura, design e decoração.
As tecelãs da Associação das Redeiras de Limpo Grande (Tece Arte) garantem surpreender o público na Galeria de Arte projetada pelas arquitetas Josy Bumlai e Maria Mendonça. A participação das redeiras e das talentosas arquitetas responsáveis pela criação do espaço foi intermediada pela primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat.
“Ao visitar a Galeria de Arte na Casa Cor, as pessoas não estarão apenas testemunhando uma exposição e sim vivenciando a herança cultural viva de Várzea Grande”, destacou Kika Dorilêo.
A ideia de dar visibilidade às habilidosas redeiras
O espaço exclusivo também contará com uma exposição única. As tecelãs produziram uma peça única e especial para a exposição na Casa Cor que é surpresa. “A peça é guardada em segredo e só será revelada na abertura do evento.”
A arquiteta Josy Bumlai afirma que mergulhou fundo em busca das preciosas raízes do Estado de Mato Grosso para criar um espaço verdadeiramente especial na Casa Cor Mato Grosso, com inspiração nas redes artesanais.
A obra de arte várzea-grandense dividirá o espaço de 45 m² com outras 70 obras de artes, entre telas, peças assinadas por designers regionais e nacionais. “Temos certeza de que o trabalho delas vai representar tradição, autenticidade e a dedicação das Redeiras do Limpo Grande. Essas mulheres, que desempenham um trabalho manual artístico incrível, têm a oportunidade de compartilhar sua arte com o Brasil e o mundo mais uma vez”, observa a arquiteta Maria Mendonça.
A presidente da Tece Arte, Jilaine Maria da Silva, manifestou sua gratidão às arquitetas e, em particular, à primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, que continua a apoiar e incentivar o trabalho delas.
"Essa será uma oportunidade única e agradecemos à primeira-dama Kika, que mais uma vez nos incentiva e ajuda. A participação na Casa Cor Mato Grosso 2023 é um marco na história das Redeiras do Limpo Grande, resgatando e preservando uma cultura que estava praticamente extinta antes do incentivo que receberam. Essa jornada de renovação fortalece as mulheres tecelãs, restaurando sua crença e inspiração, e permitindo que continuem a tecer sua história e compartilhá-la com o mundo”, destaca.
TECE ARTE
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorileo Baracat, incentivam o trabalho das Redeiras do Limpo Grande. Além de participarem de feiras nacionais e internacionais, a administração municipal inaugurou um Centro Cultural na comunidade do Limpo Grande, realizando o sonho da comunidade local.
A assinatura das peças produzidas pela Associação Tece Arte também é uma grande conquista, certificando a origem e agregando mais valor às obras. Essa assinatura atesta a qualidade do coletivo formado por 55 mulheres artesãs que compõem a Associação, já reconhecida com o Prêmio TOP 100 do SEBRAE em nível nacional.
13ª EDIÇÃO
O evento de inauguração da CASACOR Mato Grosso irá reunir o público envolvido com a realização da mostra, em um encontro exclusivo e será realizado no dia 22 de outubro, das 18h às 22h, em Cuiabá. Participam a direção da mostra, elenco desta edição, patrocinadores, fornecedores, parceiros e convidados, que se reúnem para celebrar a finalização das obras de montagem da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Estado.
Com informações da Secom/VG
Leia também: Cireia assume vaga na Câmara prometendo fiscalizar Saúde de Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).