Com objetivo de atrair mais recursos visando dar apoio aos pequenos agricultores de Várzea Grande, a equipe técnica da prefeitura de Várzea Grande estuda a possibilidade de criar a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. A informação foi repassada ao pelo secretário municipal , Célio Santos (Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável).
Célio explicou que o pedido da criação da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar é uma demanda antiga dos pequenos produtores, e que agora o prefeito Kalil Baracat (MDB) autorizou a realização de estudo para ver a viabilidade da nova pasta.
“Vamos fazer um estudo para verificar a viabilidade da criação desta Secretaria. Este estudo irá envolver diversas Secretarias.Temos que ver a questão orçamentária juntamente com a Secretaria de Gestão Fazendária e com a Secretaria de Planejamento. A questão da administração junto com a Secretaria de Administração, além da participação Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável pela questão do possível desmembramento. Todos juntos vamos analisar a possibilidade da criação desta Secretaria de Agricultura Familiar”, contou o secretário.
Segundo ele, caso ocorra a criação da nova Secretaria, não será necessário a contratação de muitos servidores, até porque segundo Célio, na gestão de Kalil foi contratado um número maior servidores (engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas), em comparação com a gestão da ex-prefeita Lucimar Campos (União), para melhor atender a Agricultura Familiar, assim como ampliou o número de veículos.
“Precisamos fazer o estudo ainda, mas incluindo os cargos comissionados e efetivos acredito que em torno de 30 servidores será necessário para essa nova Secretaria. Mas, levando em consideração que na pasta será incorporado a coordenação de Desenvolvimento Rural Sustentável, que é composta por 10 servidores; e coordenação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o número de servidores novos será pequeno, ou seja, terá um custo baixo", declarou.
O secretário acrescentou: “Na verdade, a Secretaria Agricultura Familiar, ela teria como norte dar maior visibilidade para Agricultura Familiar no município e também fazer com que o Poder Municipal amplie as possibilidades de parcerias na captação de recursos junto aos governos do Estado e Federal”.
Apesar da possibilidade da criação da nova Secretaria, Célio afirmou que na gestão de Kalil Baracat além de aumentar o número de servidores visando atender a demanda da Agricultura Familiar, foi investido recursos assim como celebrado parcerias com Ministério do Meio Ambiente; Empaer e outras entidades para melhor atender os pequenos produtores do município.
"Independentemente da criação desta nova Secretaria, quero deixar claro que na gestão Kalil Baracat está investindo fortemente para apoio da Agricultura Familiar em nosso município. Estamos desenvolvendo diversas cadeias produtivas. Várzea Grande tem um território pequeno, que basicamente é composto por pequenas propriedades, então diante disso, entendemos que é necessário ter olhar especial para esse setor em nossa cidade”, destacou.
Além disso, o secretário revelou que Kalil autorizou incremento de 900% no Orçamento de 2023 para o setor da Agricultura Familiar, passando dos atuais R$ 70 mil disponíveis para ser investido em 2022, conforme Lei Orçamentária Anual (LOA), para R$ 700 mil no próximo ano.
“Importante frisar que esse incremento ainda será debatido para depois ser sancionado pelo prefeito. Mas, isso já demonstra que essa gestão tem como foco apoiar e incentivar ainda mais a Agricultura Familiar no município”, finalizou.
Leia Também - Prefeito aguarda parecer da Procuradoria para discutir taxa de coleta de lixo em Várzea Grande
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).