O prefeito de Campos de Júlio (a 692 km de Cuiabá), Irineu Marcos Parmeggiani (Patriota), decretou uso obrigatório de máscaras, como medida para conter a disseminação da Covid-19 e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde do município.
Consta do decreto, que no prazo de 15 dias será obrigatória a utilização de máscara facial com total cobertura do nariz e da boca por todos os munícipes maiores de 5 anos, nos espaços públicos, estabelecimentos de comércios e serviços, inclusive restaurantes, lanchonetes e congêneres, bem como em entidades religiosas, indústrias e unidades de ensino.
A medida será obrigatória em quaisquer espaços fechados ou parcialmente fechados, públicos ou privados de acesso comum, bem como, em eventos, no transporte público coletivo ou transporte complementar de passageiros e em espaços abertos em que haja aglomeração de pessoas.
“Considera-se evento qualquer acontecimento cuja entrada possa ser controlada, como shows, espetáculos, solenidades, comemorações, jogos esportivos”, cita trecho do decreto.
Conforme o decreto, "o uso de máscaras de proteção facial constitui condição de ingresso e frequência eventual ou permanente, nos recintos .”
Leia mais: Prefeito de Poconé estipula multa de mais de R$ 2 mil para quem não usar máscara
A medida estabelece ainda, que todos os estabelecimentos e entidades ficam obrigados a: desinfetar totalmente os seus recintos após o encerramento das atividades diárias e manter a desinfecção de superfícies de contato constante durante o horário de atendimento presencial; disponibilizar álcool gel a 70% nas entradas de seus recintos; observar as normas quanto ao uso de máscara facial com total cobertura do nariz e da boca, dispostas neste decreto; permitir a permanência de pessoas utilizando, obrigatoriamente, máscara facial cobrindo nariz e boca em ambientes fechados ou parcialmente fechados e em eventos.
PAINEL INTERATIVO DA COVID-19 - Com uma população de 6.891, Campos de Júlio segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) disponível no Painel Interativo da Covid-19 registra 10 casos da doença, sendo que nove estão sob monitoramento e um internado. Desde o início da pandemia, o município registrou 1.543 casos confirmados, destes 1.518 se recuperaram e 15 foram a óbito.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).