Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS), associações e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam neste mês, mutirões para emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) em comunidades rurais do município.
O DAP é um documento obrigatório ao produtor da agricultura familiar para obter crédito junto às instituições financeiras e serve até mesmo para dar entrada na aposentadoria.
Segundo informações da Prefeitura, a primeira edição ocorreu nessa segunda-feira (13.06), no assentamento Nossa Senhora Aparecida I, popularmente conhecida como Sadia I, onde vivem cerca de 140 famílias. Outros mutirões serão feitos nos assentamentos Sadia III e Formigueiro, totalizando cerca de 450 famílias.
Leia também: Prefeito de Cuiabá torna facultativo feriado de Corpus Christi
O secretário Municipal, Célio Santos relatou que ação é importante para os pequenos produtores rurais, que dependem de documentos para acessar créditos. “Uma das determinações do prefeito Kalil Baracat é que trabalhemos de forma conjunta com outras instituições para dar o suporte necessário a esse público, que muitas vezes encontra dificuldades para manter sua atividade”.
A emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf em comunidades rurais de Várzea Grande é feita somente pela Empaer. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente atua como parceira na etapa de verificação ‘in loco’ das propriedades.
O técnico extensionista da Empaer, Gilmar Brunetto destacou que a Declaração de Aptidão ao Pronaf somente será emitida até o dia 30 de junho. “Depois dessa data, o documento será substituído pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que tem mais exigências para ser emitido.”
Com informações da assessoria
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).