Em razão da intensa chuva que atingiu o município de Porto Esperidião (a 358 km de Cuiabá), a água do rio Jauru transbordou causando inundação e famílias desabrigadas nessa quinta-feira (03.02). A Defesa Civil registrou na região 300 milímetros de chuva nesta semana.
Uma das autoridades que se manifestou sobre as angústias das famílias atingidas foi o deputado Dr. Leonardo (Solidariedade). Conforme informações locais, uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da região, não suportou o volume de água e abriu as comportas, causando a inundação.
“Mato Grosso vem sendo castigado por fortes chuvas. Dessa os temporais fizeram o Rio Jauru transbordar e dezenas de famílias de Porto Esperidião tiveram suas casas invadidas pela água. Presto aqui minha solidariedade e ao mesmo tempo coloco meu mandato à inteira disposição!”, declarou Dr. Leonardo pelo Twitter.
Leia também: Chuvas deixam mais de 8 mil pessoas isoladas em Vila Bela; helicóptero da PM leva alimentos e medicamentos
Ao , a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti informou que a regional de Cáceres ainda não foi acionada para suporte. “Se houver algum detalhamento ou um pedido da Defesa Civil para apoio da SEMA, vamos comparecer.”
Também foi atingida por fortes chuvas, o município Vila Bela da Santíssima Trindade (a 527 km de Cuiabá). Até o momento, a informação é que mais de 8 mil pessoas estão isoladas em comunidades rurais do município. O prefeito Jacob André Bringsken decretou situação de emergência.
Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT) distribuiu nessa quinta, alimentos, kits de higiene pessoal, de limpeza e de medicamentos para famílias afetadas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).