15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 15 de Maio de 2024, 08:00 - A | A

Quarta-feira, 15 de Maio de 2024, 08h:00 - A | A

Especial 157 anos

Casa de Sarita: Um ano de empoderamento e transformação em Várzea Grande

Casa de Sarita foi inaugurada em 2023 e, em apenas um ano, já contabiliza mais de 11.500 atendimentos.

Rojane Marta/ VGN

Em Várzea Grande, a Casa de Sarita, idealizada pela primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, se tornou um refúgio para muitas mulheres e meninas em vulnerabilidade social. Celebrando um ano de atuação, o centro homenageia a primeira vereadora e ex-prefeita do município, Sarita Baracat de Arruda, com um legado de empoderamento e transformação.

Localizada na avenida Presidente Arthur Bernardes, a Casa de Sarita foi inaugurada em 2023 e, em apenas um ano, já contabiliza mais de 11.500 atendimentos. O centro oferece serviços de suporte emocional, saúde, lazer e qualificação profissional, com o objetivo de reconstruir vidas e restaurar a dignidade.

Durante a comemoração do aniversário do centro, o prefeito Kalil Baracat destacou a relevância da iniciativa: "A Casa de Sarita é um símbolo do nosso compromisso com o bem-estar e o futuro das mulheres de nossa cidade. Estamos empenhados em continuar apoiando e expandindo este projeto essencial."

Ariadne Silva Duarte compartilhou como a Casa de Sarita tem sido fundamental em sua recuperação e desenvolvimento pessoal.

“Ano passado tive um AVC, daí tive muitos problemas, eu não queria mais saber de nada, estava desanimada. Eu e meu esposo temos uma amiga que indicou a Casa de Sarita. As pessoas têm preconceito de mim, e aqui não, eu fui bem colhida. Falo que aqui é minha segunda casa, aqui tenho amigas, eu tenho a minha psicóloga que é minha amiga. A Casa de Sarita é a melhor coisa que podia ter para a gente. Porque lá fora as pessoas acham que ansiedade é brincadeira, não é. A ansiedade só quem passa que sabe o que é. Desde o primeiro dia que entrei por aquele portão, eu já senti uma paz. Porque as meninas sabem te acolher, aqui você é sempre bem recebida. Então, o dia que eu não venho, eu já fico ansiosa, para acabar logo o dia, para eu vir”, pontuou Ariadne Silva Duarte, moradora do bairro Paiaguás.

Ana Lisboa dos Santos e Larissa Caroline da Silva Rodrigues também compartilharam suas experiências transformadoras. Ambas encontraram na Casa de Sarita um santuário onde puderam superar traumas e reconstruir suas vidas com o apoio de profissionais dedicados e acolhedora.

“A minha infância ela não foi fácil, foi meio difícil, os meus pais moravam no sítio, eu morei no sítio há muitos anos e quando eu tinha mais ou menos uns 5, 6 anos sofri uma violência sexual e foi bem difícil a minha vida, um trauma muito grande, mas consegui superar, estou superando. A Casa de Sarita me ajudou muito quando cheguei aqui com a assistência social, com comida, me ajudou, eu não escondi nada, contei tudo para ela, com a psicóloga, uma psicóloga maravilhosa que me atendeu, e me ajudou muito, então foi muito bom, foi muito lindo e daqui para a frente quero viver”, disse Ana Lisboa dos Santos, moradora do bairro Jardim Ikaraí.

“Aqui tem muito amor, aqui tem muito carinho. Conheci a Casa de Sarita ano passado, após uma tentativa de suicídio, uma amiga me apresentou a Casa de Sarita e eu comecei os atendimentos aqui. Passei por avaliação com a assistente social e logo ela me encaminhou para psicóloga. Costumo dizer que eu me reencontrei aqui, porque fui atrás de escada, de psicóloga, só que as pessoas te olham torto quando sabem da sua história. E aqui não, aqui eu me senti acolhida, abraçada”, disse Larissa Caroline da Silva Rodrigues, moradora do bairro Jacarandá.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760