Após polêmica envolvendo o conteúdo programático para ser aplicado nas provas objetiva e discursiva do processo seletivo simplificado da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso, o Instituto Nacional de Seleção de Concursos (Instituto Selecon) – responsável pelo certame, retificou o edital e trocou o teor que tratava da história do Espírito Santo para a história do Estado de Mato Grosso.
Com salário inicial de até R$ 4.436,54, o Edital (008/2021/GS/SEDUC/MT) é destinado à seleção, formação de cadastro de reserva para contratação temporária de profissionais para exercerem os cargos de professor, técnico Administrativo Educacional e Apoio Administrativo Educacional. Leia mais: Seduc/MT publica edital para processo seletivo; salários de até R$ 4,4 mil
Contudo, o conteúdo programático constava: “Os primeiros habitantes do Brasil e do Espírito Santo; O Espírito Santo no contexto do Império Ultramarino; O processo de independência do Brasil e seus desdobramentos no Espírito Santo durante o Brasil Império e o Estado do Espírito Santo no contexto brasileiro no século XX”.
O “copia e cola” do edital, fez com que o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) acionasse o Ministério Público do Estado para suspender o processo seletivo simplificado. Ele pede para que o MPE acione o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Educação, Alan Porto, para suspender o edital. Além do conteúdo programático, o qual ele alega ser “copiado integralmente de um seletivo do Espírito Santo”, Lúdio aponta que o edital “prevê que pessoas do grupo de risco não poderão ser contratadas pelo Estado”.
Confira Edital Retificado
EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/2021/GS/SEDUC/MT.
Retifica, em parte, Edital de Seleção nº 008/2021/GS/SEDUC/MT, publicada no D.O.E. de 27 de outubro de 2021, p. 05 - Edição EXTRA.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e, tendo em vista a necessidade de adequação de texto, bem como tornar público retificações referentes ao Processo Seletivo Simplificado - PSS/2022, destinado à seleção, formação de cadastro de reserva para contratação temporária de profissionais para exercerem os cargos de Professor, Técnico Administrativo Educacional e Apoio Administrativo Educacional, nas funções respectivas de cada cargo, conforme cargos e/ou funções disponíveis para cada unidade escolar do estado.
RESOLVE:
Art. 1º No Item 14, subitem 14.1 - f).
Onde se lê:
f) Comprovante de abertura de Conta Corrente (pessoal) no Banco do Brasil, em Agência da Capital (caso o candidato já possua conta corrente no Banco);
Leia-se:
f) Comprovante de Conta Corrente (pessoal) no Banco do Brasil, Agência do Estado de Mato Grosso;
Art. 2º No Item 16, subitem 16.10.
Onde se lê:
16.10 - Este edital entra em vigor na data da sua assinatura, com vigência até 31 de dezembro de 2022.
Leia-se:
16.10 - Este edital entra em vigor na data da sua assinatura, com vigência até 31 de dezembro de 2023.
Art. 3º - ANEXO IV CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
3.PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO, subitem CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Onde se lê:
Legislação Básica:
13. Lei 7.040/99 Gestão Democrática - MT, Plano Estadual de Educação Lei 10111 de 06 de junho de 2014. Resolução nº 150/1999 - CEE/MT; 14. Resolução n° 257/06 - CEE/MT; 15. Resolução nº 630/08.
Leia-se:
13. Lei 7.040/98 Gestão Democrática - MT, Plano Estadual de Educação Lei 10111 de 06 de junho de 2014, Resolução nº 002/2015; 14. Resolução n° 257/06 - CEE/MT; 15. Resolução nº 002/2013.
Onde se lê:
DISCIPLINA ESPECÍFICA DO CARGO (VERIFICAR ABAIXO):
Acrescenta-se:
Ciências Físicas e Biológicas:
1 Meio Ambiente. 1.1. Proteção e conservação dos diferentes ecossistemas brasileiros. 1.2. O uso sustentável dos diferentes materiais inorgânicos e orgânicos (metais, cerâmica, vidro, cimento, cana-de-açúcar, álcool eplásticos). 1.3.Tecnologia e Meio Ambiente: A poluição do ar, água e solo e a recuperação de ambientes degradados. Planeta Terra e Astronomia. 2.1. Modelos que explicam fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis. 2.2. Movimentos de Rotação e Translação. 2.3.As características físicas dos astros e seus movimentos. 2.4.Os movimentos galácticos. Os seres Vivos. 3.1. Origem da Vida, Evolução e Classificação da biodiversidade nos diferentes grupos. 3.2 Tipos de reprodução dos seres vivos. 3.3. A Tecnologia eos seres vivos. (Leite, queijos, adubos e fertilizantes). Ser humano. 4.1. Os sistemas do corpo humano e as doenças causadas por seres vivos. 4.2. Sexualidade, D.S.Ts -doenças sexualmente transmissíveis, Gravidez na adolescência e Métodos Anticoncepcionais. 4.3. Os. Perigos do fumo e das drogas. Energia. 5.1. A produção e uso de energia elétrica. 5.2. Os Recursos energéticos (petróleo, carvão, gás natural e biomassa). As fontes alternativas de energia (Eólica e Solar). As Radiações (Luz, ondas eletromagnéticas). 5.3. Efeitos das radiações. 5.4. Os impactos ambientais relacionados ao uso e produção de energia. Interações e Transformações dos Materiais. 6.1. Propriedades Gerais e específicas dos materiais. 6.2. Reconhecimento das transformações químicas. 6.3. Representações de elementos, substâncias e transformações químicas. 6.4. Ligações Iônicas e covalentes. 6.5. Lei de Lavoisier e Proust. 6.6. Balanceamento de Equações Químicas. 6.4. A Química e sua importância para formação do cidadão.
Onde se lê:
Geografia:
Acrescenta-se:
19. Geografia de Mato Grosso.
Onde se lê:
História:
1. A História e o ofício do historiador: 1.1. História, memória, registros e instituições de guarda; 1.2. Noção de documento e de verdade histórica; 1.3. Contagem do tempo cronológico e suas diferentes periodizações. 1.4. Processo Histórico, Sujeito Histórico, Identidade Cultural. 2. Formação das primeiras sociedades. 3. Antiguidade Ocidental e Idade Média: 4. Idade Moderna. 4.1. O Antigo Regime na Europa. 4.2. O Antigo Regime nos Trópicos: As relações de produção, sociedade, religiosidade, educação administração e relações de poder. 4.3. Os primeiros habitantes do Brasil e do Espírito Santo 4.4. Conflitos, revoltas, reformas, invasões e novas ideias na colônia brasileira. 4.5. O Espírito Santo no contexto do Império Ultramarino. 4.6. O fim do Antigo regime na Europa e os reflexos na Crise da colonização portuguesa. 5. Formação do Brasil Império. 5.1. A transferência da Corte Portuguesa. 5.2. O processo de independência do Brasil e seus desdobramentos no Espírito Santo durante o Brasil Império. 5.3. Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado; 5.4. O processo de Proclamação da República; 6. História do Brasil Republicano no século XX. 7. O Estado do Espírito Santo no contexto brasileiro no século XX; 8. Questões de gênero, étnico-raciais e direitos humanos no Brasil Contemporâneo. 9. A República Brasileira no século XXI e suas relações com a economia mundial. 10. A formação do mundo contemporâneo: 10.1. Revolução Industrial, Revoluções Burguesas, Liberalismo econômico. 10.2 Nacionalismos e Imperialismos. 10.3. Revolução Russa e a URSS; 10.4. As Grandes Guerras Mundiais do século XX e seus desdobramentos; 10.5. A Guerra Fria e a bipolarização mundial: aspectos históricos. 11. Autoritarismo e democracia no mundo pós-moderno. 12. A política externa dos EUA na América Latina no século XXI. 13. Pan-Americanismo: as experiências de integração nas Américas; 14. Os países islâmicos; 15. Conflitos no século XXI. 16. Metodologia de Ensino da História.
Leia-se:
1. A História e o ofício do historiador: 1.1. História, memória, registros e instituições de guarda; 1.2. Noção de documento e de verdade histórica; 1.3. Contagem do tempo cronológico e suas diferentes periodizações. 1.4. Processo Histórico, Sujeito Histórico, Identidade Cultural. 2. Formação das primeiras sociedades. 3. Antiguidade Ocidental e Idade Média: 4. Idade Moderna. 4.1. O Antigo Regime na Europa. 4.2. O Antigo Regime nos Trópicos: As relações de produção, sociedade, religiosidade, educação administração e relações de poder. 4.3. Os primeiros habitantes do Brasil 4.4. Conflitos, revoltas, reformas, invasões e novas ideias na colônia brasileira. 4.5. O fim do Antigo regime na Europa e os reflexos na Crise da colonização portuguesa. 5. Formação do Brasil Império. 5.1. A transferência da Corte Portuguesa. 5.2. Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado; 5.3. O processo de Proclamação da República; 6. História do Brasil Republicano no século XX. 7. O Estado do Mato Grosso no contexto brasileiro no século XX; 7.1. História do estado de Mato Grosso 8. Questões de gênero, étnico-raciais e direitos humanos no Brasil Contemporâneo. 9. A República Brasileira no século XXI e suas relações com a economia mundial. 10. A formação do mundo contemporâneo: 10.1. Revolução Industrial, Revoluções Burguesas, Liberalismo econômico. 10.2 Nacionalismos e Imperialismos. 10.3. Revolução Russa e a URSS; 10.4. As Grandes Guerras Mundiais do século XX e seus desdobramentos; 10.5. A Guerra Fria e a bipolarização mundial: aspectos históricos. 11. Autoritarismo e democracia no mundo pós-moderno. 12. A política externa dos EUA na América Latina no século XXI. 13. Pan-Americanismo: as experiências de integração nas Américas; 14. Os países islâmicos; 15. Conflitos no século XXI. 16. Metodologia de Ensino da História.
Art. 4° Este Edital de Retificação entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, permanecendo inalterados os demais artigos de referido Edital de Seleção.
Cuiabá-MT, 28 de outubro de 2021.
(Original assinado)
ALAN RESENDE PORTO
Secretário de Estado de Educação
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).